RETALHOS DE UMA HISTÓRIA: ACONTECIMENTOS, MEMÓRIAS E TRAJETOS SOCIAIS NA BUSCA E NA VOZ POR UM PEDAÇO DE ARTE
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317812022016007Resumen
Este artigo trata um recorte de uma pesquisa apresentada à Universidade Regional de Blumenau – FURB como requisito ao título de Mestre em Educação. O objeto do estudo envolveu quatro sujeitos selecionados e abordou sobre a construção social e discursiva de disposições artísticas - estudo a partir de alunos de um ateliê de pintura. “Os retalhos” aos quais nos referimos, são recortes da história de Tereza que trouxe algumas singularidades em seu discurso “por um pedaço de arte”. Tereza nasceu em 1952, e teve seu primeiro contato com a pintura aos seis anos de idade, sendo que mais tarde o artesanato faria parte de sua vida e auxiliaria no orçamento familiar. O texto constitui-se de reflexões acerca da relação de Tereza com sua arte, manifestadas no desenrolar de entrevista em que fluem acontecimentos, memórias, lembranças e discursos. O discurso revelou o cotidiano de Teresa e sua ligação com a arte, descrevendo práticas efetivas. Palavras-chave: Arte. Memórias. Discursos. Dispositivos. Efeitos de sentidos.Descargas
Citas
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 258p.
BONNEWITZ, P. Primeiras lições sobre a sociologia de P. Bourdieu. 2.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. 149p.
BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Tradução de Daniela Kern; Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007. 560p.
______. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. 7.ed. Campinas: Papirus, 1996. 224p.
BOURDIEU, P.; DARBEL, A. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. 242p.
BRANDÃO, H.H.N. Introdução à análise do discurso. 2.ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004. 122p.
BROCKMEIER, J.; HARRE, R. Narrativa: problemas e promessas de um paradigma alternativo. Psicologia, Reflexa e Crítica, Porto Alegre: UFRGS, v. 16, n. 3, p. 525-535, 2003.
BUENO, K.M.P. Construção de habilidades: trama de ações e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 348p.
CRUZ, L.C.G. As mulheres e a arte no contexto social pernambucano. 2002. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996. 79p. ______. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 1986. 239p.
GONÇALVES, N.G. Pierre Bourdieu: educação para além da reprodução. Petrópolis: Vozes, 2010. 118p.
KEHL, M.R. Sobre ética e psicanálise. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. 203p. ORLANDI, E.P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas:
Editora Unicamp, 2000. 150p.
PERRENOUD, P. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995. 239p.
POSSENTI, S. Teoria do Discurso: um caso de múltiplas rupturas. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A.C. Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2004. p.101-142.
RESENDE, V.M.; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006. 158p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.