RETALHOS DE UMA HISTÓRIA: ACONTECIMENTOS, MEMÓRIAS E TRAJETOS SOCIAIS NA BUSCA E NA VOZ POR UM PEDAÇO DE ARTE
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317812022016007Abstract
Este artigo trata um recorte de uma pesquisa apresentada à Universidade Regional de Blumenau – FURB como requisito ao título de Mestre em Educação. O objeto do estudo envolveu quatro sujeitos selecionados e abordou sobre a construção social e discursiva de disposições artísticas - estudo a partir de alunos de um ateliê de pintura. “Os retalhos” aos quais nos referimos, são recortes da história de Tereza que trouxe algumas singularidades em seu discurso “por um pedaço de arte”. Tereza nasceu em 1952, e teve seu primeiro contato com a pintura aos seis anos de idade, sendo que mais tarde o artesanato faria parte de sua vida e auxiliaria no orçamento familiar. O texto constitui-se de reflexões acerca da relação de Tereza com sua arte, manifestadas no desenrolar de entrevista em que fluem acontecimentos, memórias, lembranças e discursos. O discurso revelou o cotidiano de Teresa e sua ligação com a arte, descrevendo práticas efetivas. Palavras-chave: Arte. Memórias. Discursos. Dispositivos. Efeitos de sentidos.Downloads
References
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 258p.
BONNEWITZ, P. Primeiras lições sobre a sociologia de P. Bourdieu. 2.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. 149p.
BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Tradução de Daniela Kern; Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007. 560p.
______. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. 7.ed. Campinas: Papirus, 1996. 224p.
BOURDIEU, P.; DARBEL, A. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. 242p.
BRANDÃO, H.H.N. Introdução à análise do discurso. 2.ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004. 122p.
BROCKMEIER, J.; HARRE, R. Narrativa: problemas e promessas de um paradigma alternativo. Psicologia, Reflexa e Crítica, Porto Alegre: UFRGS, v. 16, n. 3, p. 525-535, 2003.
BUENO, K.M.P. Construção de habilidades: trama de ações e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 348p.
CRUZ, L.C.G. As mulheres e a arte no contexto social pernambucano. 2002. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996. 79p. ______. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 1986. 239p.
GONÇALVES, N.G. Pierre Bourdieu: educação para além da reprodução. Petrópolis: Vozes, 2010. 118p.
KEHL, M.R. Sobre ética e psicanálise. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. 203p. ORLANDI, E.P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas:
Editora Unicamp, 2000. 150p.
PERRENOUD, P. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995. 239p.
POSSENTI, S. Teoria do Discurso: um caso de múltiplas rupturas. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A.C. Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2004. p.101-142.
RESENDE, V.M.; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006. 158p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.