PIBID INTERDISCIPLINAR: UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE PARA A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS PEDAGÓGICOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781112015127Palabras clave:
PIBID Interdisciplinar, inclusão/exclusão, artes, escola, AEE.Resumen
O presente artigo tem como objetivo sistematizar as contribuições da arte para a construção de materiais didáticos que possibilitem, sob um viés interdisciplinar, o desenvolvimento de uma cultura inclusiva nos estudantes participantes do subprojeto PIBID – Educação Inclusiva na Escola: uma ação interdisciplinar da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. A experiência, que se iniciou em 2014, envolve três escolas de Florianópolis sendo duas delas municipais e uma estadual. Participam do subprojeto três professoras da educação básica, uma de Língua Portuguesa, uma de Artes Visuais e uma de Música. Da universidade, participam duas professoras, sendo uma de Artes Visuais e uma de Música. Participam, igualmente, 21 estudantes das licenciaturas de Música, Artes Visuais, Pedagogia, História e Geografia e uma mestranda do programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV). Neste artigo, foi traçado um recorte voltado às contribuições das Artes Visuais para o fenômeno da interdisciplinaridade em uma perspectiva inclusiva. Para construir esse recorte, abordam-se, inicialmente, os fundamentos da interdisciplinaridade, os processos de artistas que desenvolvem, em sua prática, ações interdisciplinares, bem como propostas inclusivas para a construção de objetos pedagógicos a partir do PIBID Interdisciplinar UDESC. Como resultados, destaca-se a experiência de desenvolvimento do jogo I e a familiarização dos alunos com o cenário escolar.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.