PIBID INTERDISCIPLINAR: UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE PARA A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS PEDAGÓGICOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781112015127Keywords:
PIBID Interdisciplinar, inclusão/exclusão, artes, escola, AEE.Abstract
O presente artigo tem como objetivo sistematizar as contribuições da arte para a construção de materiais didáticos que possibilitem, sob um viés interdisciplinar, o desenvolvimento de uma cultura inclusiva nos estudantes participantes do subprojeto PIBID – Educação Inclusiva na Escola: uma ação interdisciplinar da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. A experiência, que se iniciou em 2014, envolve três escolas de Florianópolis sendo duas delas municipais e uma estadual. Participam do subprojeto três professoras da educação básica, uma de Língua Portuguesa, uma de Artes Visuais e uma de Música. Da universidade, participam duas professoras, sendo uma de Artes Visuais e uma de Música. Participam, igualmente, 21 estudantes das licenciaturas de Música, Artes Visuais, Pedagogia, História e Geografia e uma mestranda do programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV). Neste artigo, foi traçado um recorte voltado às contribuições das Artes Visuais para o fenômeno da interdisciplinaridade em uma perspectiva inclusiva. Para construir esse recorte, abordam-se, inicialmente, os fundamentos da interdisciplinaridade, os processos de artistas que desenvolvem, em sua prática, ações interdisciplinares, bem como propostas inclusivas para a construção de objetos pedagógicos a partir do PIBID Interdisciplinar UDESC. Como resultados, destaca-se a experiência de desenvolvimento do jogo I e a familiarização dos alunos com o cenário escolar.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.