Teatro, Educação e Política: Freire e Boal contracenam no CEDECA Ceará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178182202257

Palabras clave:

Ensino de teatro, educação popular, direitos humanos

Resumen

O que queremos dizer ao falar de uma perspectiva de ensino-aprendizagem em teatro, referenciada na educação popular, voltada para a discussão dos direitos humanos?  Neste trabalho, reflito sobre a experiência de criação de um grupo de teatro com adolescentes e jovens assistidos pelo CEDECA Ceará, em um bairro periférico de Fortaleza, no ano de 2019, além de discutir o lugar da arte na atuação educacional e política dessa instituição e apresentar as linhas gerais de uma concepção de ensino-aprendizagem em teatro, a partir de um diálogo entre os pensamentos de Paulo Freire e de Augusto Boal. Tendo atuado como assessor comunitário e como coordenador do Núcleo de Formação do CEDECA Ceará, este trabalho surge de uma reflexão crítica a partir da participação, observação, entrevistas e leitura de documentos e textos publicados pela instituição. Entendo que a perspectiva de ensino-aprendizagem em teatro, aqui apresentada, pode inspirar caminhos para uma práxis estética, educacional e política cujo fim seja o respeito e a valorização da autonomia, da dignidade e da identidade dos sujeitos participantes do processo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Antônio Fontenele Leão, Federal University of Southern Bahia

Professor Assistente, na Universidade Federal do Sul da Bahia - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) - Campus Paulo Freire. Coordenador da Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias (novembro de 2020 a novembro de 2022). Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Artes Cênicas (IFCE - 2005), graduação em Licenciatura em Teatro (IFCE-2015), Especialização em Cultura Popular, Arte e Educação do Campo (UFCA - 2015) e mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (UNILAB - 2018). Doutorando (em andamento) no Doutorado em Educação - linhas de Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola - na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, cultura popular, educação, jogos teatrais, juventudes rurais e assessoria popular comunitária.

Citas

BOAL, A. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

BOAL, A. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

BOAL, A. Stop: c´est magique! Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

BOAL, A. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

BRANDÃO, CR. O que é método Paulo Freire. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Editora e Livraria Brasiliense, 2017. (livro eletrônico).

CEDECA. Histórias e lutas: sistematização da experiência da rede OPA - rede de orçamento e participação ativa. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017a.

CEDECA. Manual para vítimas de violência institucional: o que fazer quando o Estado viola seus direitos? Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017b.

CEDECA. Monitoramento da política de segurança pública do Ceará: de qual segurança pública precisamos? Nota técnica especial nº 07. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2019.

FCDH; CEDECA. Tele(visões): violência, criminalidade e insegurança nos programas policiais do Ceará. Fortaleza: Centro de Defesa da Criança e do Adolescente ‒ Cedeca-Ceará, 2011.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, P; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. (livro eletrônico).

FREITAS, ALS. Conscientização (verbete). In STRECK, DR; REDIN, E; ZITKOSKI, JJ (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010. (livro eletrônico)

GHIRALDELLI JÚNIOR, P. As lições de Paulo Freire: filosofia, educação e política. Barueri-SP: Manole, 2012 (livro eletrônico).

GOHN, MG. Educação não formal no campo das artes. São Paulo: Cortez, 2015. (livro eletrônico).

OSOWSKI, CI. Sujeito/Objeto (verbete). In STRECK, DR; REDIN, E; ZITKOSKI, JJ (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010. (livro eletrônico).

SPOLIN, V. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. Perspectiva, 2006.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

LEÃO, Fernando Antônio Fontenele. Teatro, Educação e Política: Freire e Boal contracenam no CEDECA Ceará. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 057–077, 2022. DOI: 10.5965/19843178182202257. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/22794. Acesso em: 21 nov. 2024.