O ensino da arte para a educação inclusiva na Revista Educação, Artes e Inclusão entre os anos 2010 e 2020: um estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781820231e0044Palabras clave:
educação, artes visuais, inclusão, interdisciplinaridade, docênciaResumen
O presente trabalho analisa 13 artigos científicos publicados na Revista Educação, Artes e Inclusão entre os anos 2010 e 2020, contemplando as interdisciplinaridades nos espaços escolares e não escolares, as pluralidades no ensino das Artes Visuais e formação de professores para os processos da educação inclusiva. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: compreender aspectos teóricos sobre o ensino das artes visuais nos processos de inclusão; contextualizar a Revista Educação, Artes e Inclusão entre os anos 2010 e 2020, com uma afinada seleção para este estudo, e apurar referenciais que apontem a necessidade de competências na formação da prática docente. Esta pesquisa exploratória e qualitativa propõe intervenções artísticas e analíticas, constituídas a partir da leitura, reflexão e percepção de artigos aqui apresentados em síntese. Do mesmo modo, buscou refletir sobre quais habilidades formativas à docência se apresentam diante desse processo, compreendendo que os equipamentos necessários para sua atuação devem se constituir em direção à uma ampliação de repertórios a serem oferecidos aos seus educandos, com o propósito de aproximação entre as heterogeneidades dos sujeitos existentes nesses espaços.
Descargas
Citas
ALVARENGA, Ana Maria de Oliveira. Formação Inicial e Continuada de Professores no mbito do Ensino da Arte – Inclusão Digital e Inovações Pedagógicas. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 6, n. 2 2012. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/3013/2210. Acesso em: 17 nov. 2020.
ALVES, Teodora de Araújo. Aprendizes de Si: Percursos para Sentir/Pensar as Artes e as Culturas Silenciadas. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 3, 2020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17543/pdf. Acesso em: 17 nov. 2020.
BARBOSA, Maria Helena Rosa. Masc/Nae: Mutações, Parcerias e Inclusão. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/2395/1889. Acesso em: 17 nov. 2020.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência*. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, pp. 20-28, 2002.
CAPELLINI, V. L. M. F.; MENDES, E. G. O ensinamento colaborativo favorecendo o desenvolvimento profissional para inclusão escolar. Revista de Educação Educere Et Educare, Cascavel, v. 2, n. 4, pp. 113-128, 2007.
CUNHA, Higor Antonio da; RUARO, Rejane; ASSINI, Tânia Cristina Kaminski Alves. A relação da arte com os adolescentes em conflito com a lei: uma pesquisa-ação no município de Cascavel-PR. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 1, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9817/pdf. Acesso em: 17 nov. 2020.
FARIA, Alessandra de Carvalho. A Arte como Recurso Educacional na Deficiência Intelectual. In: ANAIS DO 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), 2018, São Carlos. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2018. Disponível em: https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/papers/a-arte-como-recurso-educacional-na-deficiencia-intelectual. Acesso em: 13 mar. 2021.
GLAT, R.; PLETSCH, M. D. Plano Educacional Individualizado (PEI): um diálogo entre práticas curriculares e processos de avaliação escolar. In: GLAT, R.; PLETSCH, M. D (org.) Livro estratégias educacionais diferenciadas. Rio de Janeiro, EDUERJ, 2013.
GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte. Brasil: Editora LTC. 2008.
HAAR, Michel. A obra de Arte: ensaio sobre a ontologia das obras. Tradução Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: DIFEL, 2000.
MACÊDO, Carlos Carvalho; PERINI, Janine Alessandra. Arte, Loucura e Ensino:por uma Arte-Educação Inclusiva. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 3, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/8314/pdf. Acesso em: 29 de agosto de 2020.
MICHAELIS. Dicionário da Língua Portuguesa. 2021. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?id=7mp9e. Acesso em: 05 de março de 2020.
NUNES, Ana Luiza Ruschel; OKITA, Ester Teixeira. Artes Visuais, Diversidade e Inclusão: A Poética Expressiva de Adultos com Deficiência Visual. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/13268/pdf. Acesso em: 17 nov. 2020.
RAUEN, Maria Roselene; MOMOLI, Bruno Daniel. Imagens de Si: O Autorretrato como Prática de Construção da Identidade. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 11, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/6157/4614. Acesso em: 17 nov. 2020.
RIOS Pedro Paulo Souza; DIAS Alfrancio Ferreira; VIEIRA Andre Ricardo Lucas. Ensino de Artes, Relações de Gênero, Sexualidade e Diversidade Sexual: Narrativas de Estudantes Gays. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 1 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10170/pdf. Acessoem: 17 nov. 2020.
ROCHA, Stéfani Rafaela Pintos da; FONSECA da SILVA, M. C. R.. PIBID Interdisciplinar: um olhar sobre as contribuições da Arte para a construção de objetos pedagógicos para pessoas com deficiências. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 11, n. 1, 2015. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/6398. Acesso em: 29 de agosto de 2020.
RODRIGUES, David. Equidade e Educação Inclusiva. Prefácio de António Nóvoa. 2ª ed. Porto: Coleção a Página, 2013.
RODRIGUES, David. Inclusão e Educação: Doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
RODRIGUES SOBRINHO, Laudo. Samwaad – Rua do Encontro: mediação semiótica com alunos do 3o ano do ensino médio na aula de arte. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis v. 9, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/3956/3246. Acesso em: 17 nov. 2020.
SALOMÉ, Josélia Schwanka; MENDES, Maria Cristina. A percepção do sensível e o ensino da arte na contemporaneidade. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 3, 2020. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15350/pdf. Acesso em: 29 de agosto de 2020.
SAWADA Anunciata Cristina Marins Braz; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini de; FERREIRA, Francisco Romão. Cienciarte ou Ciência e Arte? Refletindo sobre uma conexão essencial. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 3, n. 13, 2017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9810/pdf. Acesso em: 01 out. 2020.
SILVA, Cleide Gissela da; SPEORIN, Márcia Diva; MORENO, Márcia. A concepção dos pedagogos quanto a importância e a Função do desenho infantil nos centros de educação infantil. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 3, n. 1, 2010. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/2110/1601. Acesso em: 17 nov. 2020.
SLEE, Roger. Um cortador de queijo com outro nome? Reduzindo a Sociologia da Inclusão a Pedaços. In: APPLE, M.; BALL, S. J.; GANDIN. Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
WEFFORT, Madalena Freire et al. Observação, Registro, Reflexão. In Educando o olhar da observação. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Berenice Queiroz da Costa, Maria Laura Pozzobon Spengler
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.