Influências familiares e sociais no ensino do violino aos adolescentes das camadas populares de Erechim/RS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178182022e0028

Palabras clave:

Família, Sociedade, Educação musical

Resumen

O presente artigo tem como tema a educação musical. Cujo objetivo é compreender como a família e a sociedade influenciam na escolha e no processo de aprendizagem do violino aos adolescentes das camadas populares de Erechim/RS. Fruto de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória, associada à pesquisa de campo, o estudo visa a identificação de interações sociais e suas influências no estudo do violino. O percurso metodológico conta com a pesquisa bibliográfica relacionada à educação musical e à educação popular, bem como entrevistas semiestruturadas, focadas na busca por subsídios necessários à resposta da problemática do artigo para identificar se as famílias e a sociedade são capazes de influenciar na escolha e no estudo do violino. Os sujeitos da pesquisa são estudantes de violino pertencentes às camadas populares e que compreendem a faixa etária entre 12 a 14 anos de idade, juntamente com seus pais e com o maestro do referido projeto.  Os dados coletados nesta pesquisa foram analisados sistematicamente em categorias pré-definidas. Através desta pesquisa, concluímos que a família e a sociedade influenciam beneficamente no estudo musical dos adolescentes entrevistados.

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Biografía del autor/a

Leandro Carlos Ody, Federal University of Fronteira Sul

Possui graduação em Filosofia (LP) pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim no curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza - Licenciatura e no Mestrado Profissional em Educação.

Juliana Machado, Federal University of Fronteira Sul

Mestra em educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul e professora da rede municipal de ensino de Erechim.

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Publicado

2022-06-07

Cómo citar

ODY, Leandro Carlos; MACHADO, Juliana. Influências familiares e sociais no ensino do violino aos adolescentes das camadas populares de Erechim/RS. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 18, p. e0028, 2022. DOI: 10.5965/19843178182022e0028. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/18014. Acesso em: 17 jul. 2024.