Equipamentos culturais da Grande Vitória-ES: documentação e produção artístico-cultural e educativa local
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178182022e0030Palabras clave:
Arte, Educação, Sistemas da arte, Arte capixabaResumen
O presente artigo é resultado da pesquisa realizada durante os anos de 2019 e de 2020 acerca da documentação dos aparelhos culturais capixabas. Nesse sentido, fazer um levantamento, por meio de uma pesquisa bibliográfica e das narrativas dos sujeitos que ocupam os equipamentos culturais da Grande Vitória – ES/BRASIL, é objetivo deste texto. Analisa também a relevância desses equipamentos (museus, galerias e espaços-residência) ao compreendê-los como espaços voltados para a formação docente e discente, bem como lócus para que os artistas/pesquisadores/professores se inspirem, criem, pesquisem, produzam e exponham seus trabalhos potencializando a produção artístico-cultural e educativa local. Reflete sobre as ações educativas por meio dos materiais educativos produzidos nesses espaços e sua aplicabilidade para/nas instituições de ensino. Para tanto, fundamenta-se teoricamente nos estudos de Bakhtin (2006), Moreira e Candau (2008), Gabre (2019), Irwin (2008) e Canton (2009). Finaliza propondo, a partir do diálogo Arte e Educação, a relevância desses equipamentos para a formação estético-cultural-educacional da população capixaba.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail; VOLOSHINOV, Valentin Nikoláievitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
BARBOSA, Ana Mae. Interterritorialidade na Arte/Educação e na Arte. In: BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian (org.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo; Editora Senac São Paulo: Edições SESC SP, 2008. p.23-44.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura São Paulo: Brasiliense, 1986.
CAMNITZER, Luis. Introdução. In: BARREIRO, G. P.; CAMNITZER, L. (orgs.). Educação para a arte, arte para a educação. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2009.
CANTON, Katia. Do Moderno ao Contemporâneo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
GABRE, Solange. O museu de arte e sua dimensão educativa: em defesa da criança pequena como público. Atos de Pesquisa em Educação - ISSN 1809-0354 Blumenau, v.14, n.1, p.145-168, jan./abr. 2019 DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p145-168.
IRWIN, Rita. A/r/tografia: uma mestiçagem metomínica. In: BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian (org.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo; Editora Senac São Paulo: Edições SESC SP, 2008. p.87-104.
MOREIRA, Antônio Flavio; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
NOGUEIRA, Monique Andries. Experiências estéticas em curso de didática: a formação cultural dos futuros professores. XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Porto Alegre: PUCRS, 2008.
RICHTER, Ivone Mendes. Arte e interculturalidade: possibilidades na educação contemporânea. In: BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian (org.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo; Editora Senac São Paulo: Edições SESC SP, 2008. p.105-111.
SASSO, Leísa. Livro-objeto a/r/tográfico: práticas de pedagogia cultural na periferia de Brasília. 252 f.: il.; 30 cm. Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós -Graduação em Arte, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Margarete Sacht Góes, Leiliana Zucoloto Macedo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.