A FORMAÇÃO ESTÉTICA DO PROFESSOR: CONCEITOS DE ARTES VISUAIS
Resumen
Neste trabalho, faz-se uma reflexão sobre uma pesquisa que envolveu uma experiência de formação estética de um grupo de doze professoras. Desenvolvida por meio de ateliês, esta formação visava proporcionar às cursistas a possibilidade de desenvolver a capacidade de apreciação e sensibilização estética por meio do contato com expressões artísticas. Também objetivava investigar como a educação estética se forma no ser humano e se essas experiências proporcionam mudanças em aspectos pessoais e profissionais das professoras envolvidas. Salienta-se que, além das artes visuais, as professoras vivenciaram ateliês de literatura, de música e de artes cênicas. Abordar-se-á, neste texto, a análise de um momento dessa experiência, no qual o enfoque foram as artes visuais. Em outras palavras, trata-se de um instrumento de avaliação na forma de um questionário, aplicado no final do primeiro semestre de 2006. Por meio desse questionário, procuraram-se indicadores que demonstrassem se as experiências vivenciadas nos ateliês produziram mudanças, individuais ou coletivas, bem como que demonstrassem como ocorreu, no grupo pesquisado, o processo de formação do sentido estético nas seguintes dimensões: cognição, afetividade e imaginação. A intenção não é esgotar a temática, mas apontar indícios de que as experiências vivenciadas nos ateliês produziram, nas professoras, um movimento no sentido de provocar mudanças pessoais e profissionais.
Palavras-Chave: Estética; Formação de Professores; Artes Visuais.
Abstract: Teachers’ aesthetic training: concepts on visual arts. Considerations on research which comprises experience in aesthetic training of twelve teachers are provided. Training was developed through ateliers and aimed at developing appreciation and aesthetic sensitiveness in the trainees through their contact with artistic expressions. The manner aesthetic education is constructed in humans and whether such experiences provide changes in personal and professional life of the teachers involved were also discussed. It should be highlighted that, besides discussions on visual art, the teachers experienced discussions on literature, music and scenic arts. Paper deals with an instance of such an experience in which the visual arts are focused. A questionnaire, taken as an evaluation tool, filled at the end of the first semester of 2006, showed whether experiences in the ateliers had produced any individual or collective changes and the manner the process of the aesthetic sense occurred in the group according to aspects involving cognition, affectivity and imagination. Although the theme was not discussed to exhaustion, it aimed at showing whether experiences at the ateliers produced personal and professional transformations in the teachers.
Key-Words: Aesthetics; Teachers’ Training; Visual Arts.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.