Combinações elementares: potencialidades de um jogo didático no ensino fundamental e para a dislexia
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781632020343Palabras clave:
Jogo didático, Dislexia, Ensino de Química, Inclusão,Resumen
A pesquisa tem como objetivo analisar os limites e possibilidades de um jogo didático de Química na aula de Ciências e no processo de inclusão de um aluno do Ensino Fundamental com dislexia de uma escola estadual. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo participante. Os dados foram constituídos seguindo os aportes da observação participante, registrando em notas de campo a dinâmica da sala de aula de Ciências, a situação escolar do aluno, seu comportamento em sala, sua interação com colegas e com a professora, e a relação da escola com a inclusão; e entrevista semiestruturada com a professora de Ciências. O jogo foi desenvolvido no decorrer da pesquisa, de acordo com a realidade da turma, seguindo o conteúdo programático e as particularidades da dislexia, sendo aplicado ao final das observações. O aumento do interesse pelos assuntos, o engajamento dos estudantes, além do estímulo à maior relação entre professor e aluno foram resultados encontrados, destacando a potencialidade de um recurso didático imagético e lúdico. Pelas características do material elaborado, nota-se a contribuição para a inclusão dos estudantes, por meio da ludicidade, e as potencialidades da imagem para o trabalho com a dislexia.Descargas
Citas
Associação Brasileira de Dislexia. O que é Dislexia? Set. 2016. Disponível em: . Acesso em: 19 maio 2019.
COELHO, V. M. O jogo como prática pedagógica na escola inclusiva. 2010. 26 f. Artigo Monográfico (Especialização em Educação Especial) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Conselheiro Lafaiete, 2010.
GARCEZ, E. S. C. O lúdico no ensino de Química: um estudo do estado da arte. 2014. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciência e Matemática) – Pró-reitoria de Pós-graduação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. O jogo no ensino de Química e a mobilização da atenção e da emoção na apropriação do conteúdo científico: aportes da psicologia histórico-cultural. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 2, p. 523-540, abr./jun. 2017.
MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. O lúdico no ensino de Química: considerações a partir da psicologia histórico-cultural. Química Nova da Escola, São Paulo, v. 38, n. 4, p. 360-368, nov. 2016.
MOREIRA, M. A. Pesquisa em Ensino: Métodos Qualitativos. In: MOREIRA, M. A. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011. p. 73-117.
PEREIRA, S. M. BIANCO, A. A. G. Recursos imagéticos para o ensino das Ciências a crianças disléxicas. CCNEXT, Santa Maria, v. 3, n. Ed. Especial XII EIE, p. 793-797, ago. 2016.
QUADROS, A. L. et al. Ensinar e aprender Química: a percepção dos professores do ensino médio. Educar em Revista, Curitiba, n. 40, p. 159-176, abr./jun. 2011.
ROCHA, J. S.; VASCONCELOS, T. C. Dificuldades de aprendizagem no ensino de Química: algumas reflexões. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 18., 2016, Florianópolis. Anais [...], Florianópolis: UFSC, 2016. p. 1-10.
SANTOS, G. H. Inclusão e práticas de ensino para alunos com dislexia. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
SILVA, R. M. R.; GAIA, M. C. M. Dislexia e o ensino de Ciências. 2013. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Belo Horizonte, 2013.
SYZMANSKI, H. et al. A Entrevista na Pesquisa em Educação: a prática reflexiva. Série Pesquisa em Educação, Ed. 4, v. 4. Brasília: Liber Livro Editora, 2011.
VEIGA, M. S. M. et al. O ENSINO DE QUÌMICA: algumas reflexões. In: Jornada de Didática, 1., 2012, Londrina, Anais [...], Londrina: UEL, 2012, p. 189-198.
VIANNA, H. M. Pesquisa em educação: a observação. Série Pesquisa em Educação, v.5. Brasília: Plano Editora, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Jeferson Luis Zaranski, Luciane Godoi, Camila Silveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.