Caracterização física de salas de recursos multifuncionais e percepções de professores em relação à presença de jogos e tecnologia no atendimento educacional especializado
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781632020196Palabras clave:
Jogos, Tecnologia, Ensino e aprendizagem, Atendimento Educacional Especializado, Salas de recursos Multifuncionais,Resumen
A prática com jogos e tecnologia tem sido evidenciada como positiva para o processo de ensino e aprendizagem. No caso da Educação Inclusiva, o professor do Atendimento Especial Especializado (AEE) tem integrado jogos e tecnologias a este contexto? Realizada em um município da região norte do estado do Paraná, a presente pesquisa, caracterizada como qualitativa do tipo descritiva exploratória, objetivou: conhecercinco Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) que oferecem o AEE e, em especial, identificar os jogos de mesa e digitais utilizados pelos seus professores; analisar como as professoras das respectivas SRMs concebem a prática com jogos e tecnologias. Para a coleta de dadosutilizou-se um roteiro de observação da sala de recursos e entrevista semiestruturada com 24 questões. Os resultados revelaram que, na perspectiva dos docentes, o jogo e a tecnologia são relevantes para o trabalho no AEE e, apesar da precariedade dos recursos disponíveis nas SRMs, eles podem auxiliar no processo de inclusão escolar. Reflexões decorreram deste contexto, tais como a necessidade de reorganização do serviço de apoio, a aquisição de materiais pedagógicos significativos ao aluno e de Tecnologia Assistiva apropriados, bem como o investimento na formação do professor.Descargas
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