Um lugar no mundo entre o visível e o invisível: o ato fotográfico como proposta de ensino para o despertar de uma consciência ético-estética do lugar
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317815022019046Palabras clave:
Fotografia, Ensino, Identidade, Espaço,Resumen
Um dos desafios de se ensinar é fazer que aquilo que se ensina dialogue com as subjetividades daqueles que aprendem neste processo. Tornando assim a prática pedagógica algo significativo. O texto corresponde a um relato de experiências educacionais no ensino de Arte desenvolvidas em uma escola pública da rede de ensino do estado do Paraná, na periferia do município de Londrina. Pretende-se debater o processo e os resultados obtidos com alunos do nono ano do ensino fundamental e primeiro e segundo ano do ensino médio. Sendo assim, o texto se volta para os desdobramentos da construção de uma reflexão significativa no processo educacional pautada no desenvolvimento da consciência ético-estética no conjunto de alunos. Como relato de experiência de ensino, o texto se pauta em reflexões e argumentações teóricas e processuais desta ação que resultou na produção de inúmeras imagens fotográficas, assim como centenas de relatos reflexivos de pós-produção apontando as pequenas descobertas críticas do cotidiano. E são nestas descobertas que surgiu no grupo de alunos colocações sobre onde estão inseridos, o espaço naquele momento assumia a condição de lugar.
Descargas
Citas
ARANHA, Carmen S. G. Exercícios do Olhar. 1ª ed. São Paulo: Unesp; Rio de Janeiro: FUNARTE, 2008.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas, Papirus Editora, 2009.
BERGER, Peter & LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. Petrópolis, Vozes, 1985.
CANTON, Kátia. Espaço e Lugar– temas da Arte Contemporânea. São Paulo, Martins Fontes, 2009.
FERRAZ, Maria Heloisa C. de T. e FUSARI, Maria F. de Rezende. Arte na Educação Escolar. São Paulo, Cortez Editora, 2010.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas, Papirus Editora, 2008.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares de Arte para a Educação Básica. Departamento de Educação Básica. Curitiba, 2008.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. 5ª ed. São Paulo, Cia das Letras, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.