Fruição em artes e o processo de mediação nas atividades educativas no CRCP: um relato de experiência

Autores/as

  • Igor Vieira e Sá Tolentino Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Aline Nunes Carneiro Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317815022019238

Palabras clave:

Fruição em arte, Processo de Medição, Educação Infantil,

Resumen

Pretendo com este trabalho estudar a mediação em uma exposição, com o objetivo de analisar o processo de mediação e a fruição de arte na ação educativa, ocorridas no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, junto a alunos da Educação Infantil. A partir de uma pesquisa bibliográfica, realizei um levantamento de informações sobre o Processo de Mediação e Fruição em Arte, levando à análise do relato de experiência apresentado no artigo. Percebi ao longo das minhas experiências como mediador cultural, que os grupos de visitantes geralmente desconheciam alguns movimentos, patrimônios e ramificações da cultura popular de Belo Horizonte. Além disso, quando iniciei o estágio extracurricular no CRCP, não recebíamos visitações das turmas de Educação Infantil, apesar de haver uma demanda por parte das escolas. Como resultado, foi possível explorar conceitos de autores que abordam noções do ensino de arte e mediação, de adequação de linguagem em relação ao público alvo, nas atividades de apreciação da arte visual e música

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Igor Vieira e Sá Tolentino, Universidade do Estado de Minas Gerais

Licenciado em Música pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hednrix em 2017.

Pós graduado em Psicopedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo em 2019.

Atualmente cursando Licenciatura em Educação Artística (Educação Musical Escolar) pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

 

 

Aline Nunes Carneiro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação de Bacharel em Psicologia pela União das Escolas Superiores do Pará (UNESPA), graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA), especialização em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Citas

BARBOSA, Ana Mae. A importância da imagem no ensino da arte: Diferentes metodologias, in, A imagem no ensino da arte: Anos 80 e novos tempos, São Paulo Perspectiva, 1991.

__________________Arte/Educação como mediação cultural e social/Ana Mae Barbosa e Rejane Galvão Coutinho (orgs.) - São Paulo: Editora UNESP, 2009.

__________________Arte Educação Pós-Colonialista no Brasil: Aprendizagem Triangular. São Paulo: Comunicação e Educação, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil, Brasília, 1998.

CLUVER, Claus, Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos. Trad. Claus Cluver e Sameul Titan Júnior. Literatura e Sociedade, São Paulo, n.2, 1997.

FREIRE, Paulo, 1921 – A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

MARINHO, Vanildo Mousinho, QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva, Contexturas: o ensino das artes em diferentes espaços, Ed. Universitária, 2005.

OLIVEIRA, Marta Kohl. NPDGIRASSOL. Coleção Grandes Educadores Lev Vygotsky. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=T1sDZNSTuyE&t=956s>. Acesso em: 09 de out. 2017.

OTT, Robert Willian, "Ensinando crítica nos museus". In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-educação: Leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.

PARQUE MUNICIPAL FAZENDA LAGOA DO NADO. PORTALPBH. Disponível em: <http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&app=fundacaoparque&pg=5521&tax=21238>. Acesso em: 07 out. 2017.

SILVA, M. (1999). Ensino de arte nos Estados Unidos e no Brasil. Comunicação & Educação, (14), 49-52. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i14p49-52>. Acesso em: 02 dez. 2019.

Publicado

2020-04-01

Cómo citar

VIEIRA E SÁ TOLENTINO, Igor; NUNES CARNEIRO, Aline. Fruição em artes e o processo de mediação nas atividades educativas no CRCP: um relato de experiência. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 238–367, 2020. DOI: 10.5965/1984317815022019238. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/13874. Acesso em: 21 dic. 2024.