A aplicabilidade da Norma Técnica nº 12/2007 – Brigada de Incêndio, que se aplica a todas as edificações e áreas de risco enquadradas na lei nº 1.787, de 15 de maio de 2007, do estado do Tocantins, no CMEI Contos de Fada
Palabras clave:
Atuação docente, Norma Técnica nº 12/2007, Primeiros Socorros, Segurança de bebês,Resumen
Este texto aborda a temática aplicabilidade da Norma Técnica nº 12/2007 – Brigada de Incêndio, que se aplica a todas as edificações e áreas de risco enquadradas na Lei nº 1.787, de 15 de maio de 2007, do Estado do Tocantins, no CMEI Contos de Fada. Busca compreender se os professores estão preparados para prestar os primeiros socorros em bebês segundo as normas, buscando conhecer a Norma Técnica, sua aplicabilidade nos espaços de atendimento educacionais a bebês e relacioná-la com documentos oficiais do MEC, refletindo sobre a formação do professor e seu preparo para lidar com pequenos acidentes em escolas infantis. Levando em consideração que o ambiente escolar que trabalha com educação infantil é local propenso para o acontecimento de incidentes e acidentes envolvendo crianças, o cumprimento de tais normas e legislações deveriam ser uma prioridade que os professores tivessem um conhecimento básico de como proceder em casos de socorros de urgência/emergência.
Descargas
Citas
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Enfermagem. 2001.Disponível em: < portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Enf.pdf >. Acesso em: 29 nov. 2015. Não paginado.
BRASIL, Ministério da Saúde. Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2003. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/reblas/manual_primeiros_socorros.pdf> Acesso em: 16 jan. 2013. Não paginado.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Funda mental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF, 1998. Não paginado.
CARVALHO, F. F. Acidentes Infantis: Relatos de Diretores e Professores do Ensino Fundamental e Análise do Material Didático. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. – 6. ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
HAFEN, B. Q.; KARREN, K. J.; FRANDSEN, K. J. Primeiros socorros para estudantes. 7. ed. Barueri: Manole, 2002.
KRAMER, S. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. – São Paulo: Atlas 2006.
LEITE, A.C.B. Q; FREITAS, G.B; MESQUITA, M.M.L; FRANÇA, R.R.F; FERNANDES S.C.A. Primeiros socorros nas escolas. Revista Extendere vol.2 nº 1 jul. a dez./2013.
MARANHÃO, D.G.. O conhecimento para preservar a vida: um tema delicado. Veras – Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, v.1, n. 2, p. 255-271, 2011.
TOCANTINS. Legislação de Segurança contra Incêndio e Pânico do Estado do Tocantins. 2007. Disponível em: < www.al.to.gov.br/arquivo/35304 > Acesso em: 29 nov. 2015.
TOCANTINS. Norma Técnica nº 12 - Brigada De Incêndio. 2010. Disponível em: < http://distec.bombeiros.to.gov.br/files/pdf/nt/nt12.pdf > Acesso em: 29 nov. 2015. Não paginado.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.