A aplicabilidade da Norma Técnica nº 12/2007 – Brigada de Incêndio, que se aplica a todas as edificações e áreas de risco enquadradas na lei nº 1.787, de 15 de maio de 2007, do estado do Tocantins, no CMEI Contos de Fada
Keywords:
Atuação docente, Norma Técnica nº 12/2007, Primeiros Socorros, Segurança de bebês,Abstract
Este texto aborda a temática aplicabilidade da Norma Técnica nº 12/2007 – Brigada de Incêndio, que se aplica a todas as edificações e áreas de risco enquadradas na Lei nº 1.787, de 15 de maio de 2007, do Estado do Tocantins, no CMEI Contos de Fada. Busca compreender se os professores estão preparados para prestar os primeiros socorros em bebês segundo as normas, buscando conhecer a Norma Técnica, sua aplicabilidade nos espaços de atendimento educacionais a bebês e relacioná-la com documentos oficiais do MEC, refletindo sobre a formação do professor e seu preparo para lidar com pequenos acidentes em escolas infantis. Levando em consideração que o ambiente escolar que trabalha com educação infantil é local propenso para o acontecimento de incidentes e acidentes envolvendo crianças, o cumprimento de tais normas e legislações deveriam ser uma prioridade que os professores tivessem um conhecimento básico de como proceder em casos de socorros de urgência/emergência.
Downloads
References
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Enfermagem. 2001.Disponível em: < portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Enf.pdf >. Acesso em: 29 nov. 2015. Não paginado.
BRASIL, Ministério da Saúde. Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2003. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/reblas/manual_primeiros_socorros.pdf> Acesso em: 16 jan. 2013. Não paginado.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Funda mental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF, 1998. Não paginado.
CARVALHO, F. F. Acidentes Infantis: Relatos de Diretores e Professores do Ensino Fundamental e Análise do Material Didático. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. – 6. ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
HAFEN, B. Q.; KARREN, K. J.; FRANDSEN, K. J. Primeiros socorros para estudantes. 7. ed. Barueri: Manole, 2002.
KRAMER, S. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. – São Paulo: Atlas 2006.
LEITE, A.C.B. Q; FREITAS, G.B; MESQUITA, M.M.L; FRANÇA, R.R.F; FERNANDES S.C.A. Primeiros socorros nas escolas. Revista Extendere vol.2 nº 1 jul. a dez./2013.
MARANHÃO, D.G.. O conhecimento para preservar a vida: um tema delicado. Veras – Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, v.1, n. 2, p. 255-271, 2011.
TOCANTINS. Legislação de Segurança contra Incêndio e Pânico do Estado do Tocantins. 2007. Disponível em: < www.al.to.gov.br/arquivo/35304 > Acesso em: 29 nov. 2015.
TOCANTINS. Norma Técnica nº 12 - Brigada De Incêndio. 2010. Disponível em: < http://distec.bombeiros.to.gov.br/files/pdf/nt/nt12.pdf > Acesso em: 29 nov. 2015. Não paginado.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.