Arte e conhecimento: uma abordagem para o teatro na educação
Palabras clave:
Arte, Teatro, Conhecimento, Cognição, ImaginaçãoResumen
Por que arte na educação? As respostas podem ser muitas, advindas de diversos campos de saber, para além, inclusive, do próprio campo da arte. Este ensaio busca abordar a experiência artística como ação cognitiva, de modo a fomentar as discussões que sustentem a presença e permanência das artes, em especial o teatro, na educação. Para tal, propõe uma discussão a parir de pressupostos teóricos – acerca da base metafórica da Cognição Imaginativa (Arthur Efland); da experiência artística como ação globalizadora de conhecimentos (Fernando Hernández); da imaginação como produto e processo de uma materialização estética constituída pela organização singular dos recursos simbólicos socialmente construídos (Vygotsky). Busca destacar a experiência cênica como espaço de conhecimento e produção de sentido, bem como possibilidade de ação, em ampliadas dimensões (Augusto Boal).
Descargas
Citas
ÁLVAREZ, Amelia.; DEL RIO, Pablo. Escritos sobre arte y educación creativa de Lev. S. Vygotski. Madrid: Fundación Infancia y aprendizaje, 2007.
BOAL, Augusto. O Arco-íris do Desejo: método Boal de Teatro e Terapia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
CTO Rio – Centro de Teatro do Oprimido Rio de Janeiro. Disponível em: <http://ctorio.org.brhttp://ctorio.org.br> Acesso em: 21 non. 2017.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocações e dialogismos. São Paulo: Hucitec, 2006.
DEWEY, John. Arte como Experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DIDEROT, Denis. Paradoxo sobre o comediante. Coleção Grandes Obras do Pensamento Universal. São Paulo: Editora Escala, 2006.
EFLAND, Arthur D. Arte y cognición: la integración de las artes en el currículum. Barcelona: Octaedro EUB (Ediciones Universitarias de Barcelona), 2004.
EFLAND, Arthur. D. Imaginação na cognição: o propósito da arte. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.) Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. p.318-345.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Monserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5ª ed. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas de la vida cotidiana. 7ª ed. Madrid: Ediciones Cátedra, 2007.
MITHEN, Steven. A pré-história da mente: uma busca das origens da arte, da religião e da ciência. São Paulo: Editora UNESSP, 2002.
NEVES, Libéria Rodrigues. Contribuições da Arte ao Atendimento Educacional Especializado e à Inclusão Escolar. Rev. Bras. Educ. Espec., Marilia, v. 23, n. 4, p. 489-504, 2017.
NEVES, Libéria Rodrigues. Teatro-Conversação na Escola: o uso do Teatro na Conversação na mediação de conflitos na Educação. BH, MG, 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2014.
PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. A Cognição Imaginativa como projeto de formação do professor@/artista. In: XXVI CONFAEB - Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. Boa Vista, 2016, p. 11-21.
PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. Cognição Imaginativa. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, v. 3, n.6, p.96-104. 2013.
VYGOTSKY, Lev S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VYGOTSKY, Lev S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.