Arte e conhecimento: uma abordagem para o teatro na educação
Keywords:
Arte, Teatro, Conhecimento, Cognição, ImaginaçãoAbstract
Por que arte na educação? As respostas podem ser muitas, advindas de diversos campos de saber, para além, inclusive, do próprio campo da arte. Este ensaio busca abordar a experiência artística como ação cognitiva, de modo a fomentar as discussões que sustentem a presença e permanência das artes, em especial o teatro, na educação. Para tal, propõe uma discussão a parir de pressupostos teóricos – acerca da base metafórica da Cognição Imaginativa (Arthur Efland); da experiência artística como ação globalizadora de conhecimentos (Fernando Hernández); da imaginação como produto e processo de uma materialização estética constituída pela organização singular dos recursos simbólicos socialmente construídos (Vygotsky). Busca destacar a experiência cênica como espaço de conhecimento e produção de sentido, bem como possibilidade de ação, em ampliadas dimensões (Augusto Boal).
Downloads
References
ÁLVAREZ, Amelia.; DEL RIO, Pablo. Escritos sobre arte y educación creativa de Lev. S. Vygotski. Madrid: Fundación Infancia y aprendizaje, 2007.
BOAL, Augusto. O Arco-íris do Desejo: método Boal de Teatro e Terapia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
CTO Rio – Centro de Teatro do Oprimido Rio de Janeiro. Disponível em: <http://ctorio.org.brhttp://ctorio.org.br> Acesso em: 21 non. 2017.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocações e dialogismos. São Paulo: Hucitec, 2006.
DEWEY, John. Arte como Experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DIDEROT, Denis. Paradoxo sobre o comediante. Coleção Grandes Obras do Pensamento Universal. São Paulo: Editora Escala, 2006.
EFLAND, Arthur D. Arte y cognición: la integración de las artes en el currículum. Barcelona: Octaedro EUB (Ediciones Universitarias de Barcelona), 2004.
EFLAND, Arthur. D. Imaginação na cognição: o propósito da arte. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.) Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. p.318-345.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Monserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5ª ed. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas de la vida cotidiana. 7ª ed. Madrid: Ediciones Cátedra, 2007.
MITHEN, Steven. A pré-história da mente: uma busca das origens da arte, da religião e da ciência. São Paulo: Editora UNESSP, 2002.
NEVES, Libéria Rodrigues. Contribuições da Arte ao Atendimento Educacional Especializado e à Inclusão Escolar. Rev. Bras. Educ. Espec., Marilia, v. 23, n. 4, p. 489-504, 2017.
NEVES, Libéria Rodrigues. Teatro-Conversação na Escola: o uso do Teatro na Conversação na mediação de conflitos na Educação. BH, MG, 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2014.
PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. A Cognição Imaginativa como projeto de formação do professor@/artista. In: XXVI CONFAEB - Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. Boa Vista, 2016, p. 11-21.
PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. Cognição Imaginativa. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, v. 3, n.6, p.96-104. 2013.
VYGOTSKY, Lev S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VYGOTSKY, Lev S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.