Corpos, feminilidades e performance em Dança
relatos de uma experiência artística-educativa transformadora
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431782122025213Palavras-chave:
corpo, feminilidades, performance, dança, ensinoResumo
O presente trabalho parte de uma experiência artística-educativa em um projeto de instalação-performance em Dança, numa universidade privada no Rio Grande do Sul, voltado para o tema da violência contra as mulheres. Analisou-se, a partir da perspectiva de sete acadêmicas de Psicologia e intérpretes-criadoras do projeto, como práticas pautadas numa pedagogia performativa em Dança podem contribuir para uma formação universitária crítica, sensível e engajada. Para o processo criativo, utilizou-se estímulos visuais, auditivos, táteis, técnicas de Dança contemporânea e registros diários da experiência. O aprendizado alcançado nesse processo possibilitou construir corpos capazes de romper limites pessoais, apropriando-se da sua capacidade de transformação, além de fortalecer a concepção de coletividade e o prazer na convivência. Ocupar o espaço universitário no intuito de nele provocar fissuras, mostrou-se ser uma pedagogia problematizadora, atravessada pela experiência. Da mesma maneira, o rompimento com o fatalismo fomentado pelo machismo estrutural se materializou no desejo de participação na construção de uma sociedade diferente para as mulheres. Assim, os conceitos teóricos trabalhados em aula se corporificaram e extrapolaram as paredes, trazendo consigo o lugar político do corpo quando as intérpretes-criadoras passam a apoderar-se da universidade de um outro lugar: o da denúncia, do protagonismo, da luta e da conquista.
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