O desenho de crianças e jovens na escola: breves considerações sobre a deficiência intelectual

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178182022e0032

Keywords:

Desenho, Deficiência Intelectual, Escola

Abstract

O presente escrito apresenta uma breve discussão sobre o desenho de crianças e jovens com deficiência intelectual, abordando a intervenção pedagógica na perspectiva da educação inclusiva, a partir de uma revisão bibliográfica. Considerando a escassez de pesquisas sobre o processo de aprendizagem de crianças e jovens com deficiência intelectual, este texto surge como desmembramento de investigações sobre a apropriação da escrita por meninos e meninas. Na revisão bibliográfica realizada, os estudos analisados evidenciam diversos recortes de investigação e abordagens teóricas diferenciadas para investigar as produções das crianças. Nos artigos encontrados, os autores destacam a pouca discussão a respeito do desenvolvimento do desenho de meninos e meninas com deficiência intelectual e foram também notadas as lacunas de pesquisas que abordem a relação entre o desenho e o ensino. Tendo como abordagem teórica a psicologia histórico-cultural, o texto também apresenta alguns princípios conceituais sobre o desenho e o ensino para que essa linguagem seja potencializada no espaço escolar. Considerando a importância da educação para o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual, entende-se que a temática apresenta relevância e há a necessidade de ampliação do seu debate no campo pedagógico, na atualidade.

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Author Biography

Daiane Santil Costa, Federal University of Bahia

Doutora em Educação (UFBA), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia, professora da rede pública municipal de ensino. E-mail: daisantil@gmail.com.

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Published

2022-07-25

How to Cite

COSTA, Daiane Santil. O desenho de crianças e jovens na escola: breves considerações sobre a deficiência intelectual. Journal of Education, Arts, and Inclusion, Florianópolis, v. 18, p. e0032, 2022. DOI: 10.5965/19843178182022e0032. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/19820. Acesso em: 4 dec. 2024.