A percepção do sensível e o ensino da arte na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781632020368Keywords:
Educação Estética, Saber Sensível, Ensino da Arte,Abstract
Este artigo tem o objetivo de apontar possíveis caminhos para as particularidades da construção de conhecimento pelo sensível. O trabalho com a arte na educação pode se apresentar como uma das possibilidades de trabalho na perspectiva da superação da formação unilateral ao aliar o desenvolvimento do conhecimento inteligível ao saber sensível. As inquietações aqui presentes refletem a importância da educação estética na formação humana diante dos interesses para uma formação voltada à adequação mercadológica implantada na educação, em seus diversos níveis. Entendemos que diminuição e a possivel extinção da educação pelo sensível certamente acarretará o aumento da competitividade e, consequentemente, da violência e, sendo assim, repensar estratégias educacionais e fomentar a discussão acerca do valor da arte no ensino formal é uma necessidade urgente no país. Deste modo, concluímos que, se a arte não pode, sozinha, humanizar, pode proporcionar o estranhamento e a dúvida, a fuga das convenções e da submissão automática às práticas sociais hegemônicas.
Downloads
References
ADORNO, T., HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? quatro ensaios críticos-dialéticos em filosofia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
CATTANI, I. B. Arte Contemporânea: o lugar da pesquisa. IN:BRITES, B.; TESSLER, E. (Orgs.). O Meio como Ponto Zero: metodologia da pesquisa em Artes Plásticas. RS: Ed. UFRGS, 2001, pp. 36-50.
CATTANI, I. B. As tramas da globalização: necessidade de um novo olhar. In: FARIAS, A. (Org.). Icleia Cattani. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004, pp.33-40.
CATTANI, I. Arte Contemporânea: o lugar da pesquisa. In: FARIAS, A. (Org.). Icleia Cattani. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004, pp.139-151.
IANNI, O. Globalização: novo paradigma das ciências sociais. Estudos Avançados. Vol. 8, número 21, São Paulo, may/ aug. 1994, pp. 147-163. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2018.
JOYCE, J.. Retrato do artista quando jovem. Tradução de José Geraldo Vieira. São Paulo : Ediouro. Kindle / Amazon, 2015.
LEMINSKI, P. Ensaios e Anseios Crípticos. Campinas: UNICAMP, 2011
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
READ, H. A Educação pela Arte. Tradução: Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. / 8. ed.. revisada e ampliada – Campinas: Autores Associados, 2003.
VAZQUEZ, A. S. As ideias estéticas de Marx; trad. Carlos Nelson Coutinho. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.