Cuidados educacionais especializados e tecnologias assistivas para alunos do espectro autista de altas habilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820232142

Palavras-chave:

educação especial e inclusiva, ensino-aprendizagem, metodologias

Resumo

Considerando o contexto da educação especial sob a perspectiva da educação inclusiva, este artigo tem a finalidade de discutir o uso de tecnologias assistivas (TA) no processo de ensino-aprendizagem de alunos do espectro autista de altas habilidades. Inicialmente, para um panorama geral, foi aplicado um questionário, pela ferramenta Formulários Google, a profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado no Brasil. Sua divulgação foi realizada, de forma ampla, nas redes sociais e, também, por e-mail destinado a contatos estratégicos de instituições de ensino da Educação Básica. A partir das respostas colhidas de 32 profissionais de nove estados brasileiros (Maranhão, Tocantins, Espírito Santo, Paraná, São Paulo, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e Minas Gerais), constata-se que parte dos educadores não têm claro o conceito de TA. Por outro lado, as respostas apontam que há um grande esforço desses profissionais em utilizá-las associadas a outros recursos pedagógicos e alguns afirmam que foi possível usá-las durante o ensino remoto imposto pela pandemia da COVID-19. Portanto, conseguimos colher das respostas vários exemplos de TAs em uso nas respectivas escolas e apresentar uma relação dessas TAs acrescida de outras encontradas por meio de pesquisa bibliográfica direcionadas aos alunos do espectro autista de altas habilidades.

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Biografia do Autor

Glaziele Campbell da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Graduada em Ciências Biológicas. Mestre em Botânica e doutora em Biociências e Biotecnologia. Pós-graduanda em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Tem experiência como professora de educação básica, técnica e tecnológica, e em projetos multidisciplinares. Atuou como professora substituta do IFMG Campus Ponte Nova e em escolas da rede estadual de ensino (SEE/MG). Atualmente contribui como professora colaboradora nas disciplinas de “Instrumentação de Ensino em Biologia Vegetal”; “Anatomia Vegetal Ecológica” e “Seminário em Tópicos em Anatomia Vegetal” da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Evane de Oliveira Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Graduada em Comunicação (habilitação em Relações Públicas), com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e especialista em Revisão de Textos. Pós-graduanda em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atualmente, leciona Língua Portuguesa, Redação e Português Instrumental. Atua como relações públicas na Prefeitura Municipal de Betim; é membro titular do Comitê de Ética de Betim e corretora autônoma de redação.

Niltom Vieira Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Graduado em Engenharia Elétrica, com Licenciatura Plena em Matemática e Física. Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica. Professor efetivo do IFMG Campus Arcos e, atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Programas de Extensão (Reitoria). Atua também no IFMG Campus Ouro Branco como docente no Curso de Mestrado em Educação Tecnológica.

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

SILVA, Glaziele Campbell da; MEDEIROS, Evane de Oliveira; VIEIRA JUNIOR, Niltom. Cuidados educacionais especializados e tecnologias assistivas para alunos do espectro autista de altas habilidades. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 142–166, 2023. DOI: 10.5965/198431781820232142. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/22056. Acesso em: 9 maio. 2024.