A gravura ecológica e seus aportes ao ensino fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781820231e0046Palavras-chave:
gravura ecológica, técnicas de gravura, gravura no ensino fundamental IResumo
A Gravura, a exemplo das tradicionais expressões visuais, tem ampliado seu repertório técnico e conceitual em decorrência de experimentações e investigações realizadas nos últimos cinquenta anos (MORO, 2017). Ao longo desse texto, pretende-se mostrar que a Gravura Ecológica (GE), produto dessa ampliação, tem influenciado o surgimento de novos procedimentos introduzidos no Ensino Fundamental I, contribuindo para a formação de uma percepção sensível e de uma consciência e conduta ética do educando, na sua relação com o meio ambiente. Busca-se identificar nesses procedimentos, o exercício da percepção seletiva no processo de escolha dos materiais descartáveis, o manejo criativo na confecção de matrizes, destacando-lhes a aplicação do conceito de sustentabilidade na prática artística escolar (AGUILAR MORENO, 2017) e seus desdobramentos como instrumento de formação para a cidadania. Por fim, com base nesses aportes, salienta-se a efetiva articulação da GE com as habilidades requeridas pela BNCC, entre as quais, experimentar diferentes formas de expressão artística fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais (BNCC, 2017).
Downloads
Referências
AGUILAR MORENO, Marta. Grabado sostenible. Experiencias y prácticas de mediación educativa en Primaria. Universidade Complutense de Madri. n.18, set. 2017.
BARBOSA, Ana Mae. Imagem no ensino da arte: anos 80 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1991.
BERNAL, María del Mar. Técnicasdegrabado.es: difusión virtual de la gráfica impresa). Cuadernos de Bellas Artes, v. 14. La Laguna (ES): Sociedad Latina de Comunicación Social, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/attachments/ 46171461/download_file?st=MTY0NTU0OTA2MywxODYuMjE0LjE3OS43Mw%3D%3D&s=swp-splash-paper-cover Acesso em: 02 maio 2021.
BNCC. Arte. Arte no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. In: Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov. br/images/BN CC_EI _EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 maio 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/ BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 12 fev. 2022.
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
CLARK, A.; CHALMERS, D. La mente extendida. Oviedo: KRK, 2011.
JAPIASSÚ, Carlos Eduardo; GUERRA, Isabella F. 30 anos do Relatório Brundtland: nosso futuro comum e o desenvolvimento sustentável como diretriz constitucional brasileira. Revista de Direito da Cidade, [S.l.], v. 9, n. 4, p. 1884-1901, out. 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdc/article/view/30287/ 23 220. Acesso em: 20 jun. 2021.
MARTÍNEZ MORO, Juan. Grabado en expansión: medios históricos nuevas perspectivas. Cátedra de Dibujo de la Universidad de Cantabria, 2017.
OSÓRIO, Luiz Camillo. Da pintura e do sagrado – a contradança da ternura. In: Paulo Sérgio Duarte (org.). Carlos Vergara – pinturas. Rio de Janeiro: Automática, 2011.
PAPALIA, Diane; FELDMAN, Ruth. Desenvolvimento humano. Tradução Carla Filomena M. P. Vercesi [et al.]. 12ª. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
V.V.A.A. Report of the world commission on environment and development: Our Common Future. Disponível em: https:/sustainabledevelop ment.un.org/content/docu ments/5987our-common-future.pdf Acesso em: 17 jun 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Isabel Catarina Suzart Argolo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.