A gravura ecológica e seus aportes ao ensino fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0046

Palavras-chave:

gravura ecológica, técnicas de gravura, gravura no ensino fundamental I

Resumo

A Gravura, a exemplo das tradicionais expressões visuais, tem ampliado seu repertório técnico e conceitual em decorrência de experimentações e investigações realizadas nos últimos cinquenta anos (MORO, 2017). Ao longo desse texto, pretende-se mostrar que a Gravura Ecológica (GE), produto dessa ampliação, tem influenciado o surgimento de novos procedimentos introduzidos no Ensino Fundamental I, contribuindo para a formação de uma percepção sensível e de uma consciência e conduta ética do educando, na sua relação com o meio ambiente. Busca-se identificar nesses procedimentos, o exercício da percepção seletiva no processo de escolha dos materiais descartáveis, o manejo criativo na confecção de matrizes, destacando-lhes a aplicação do conceito de sustentabilidade na prática artística escolar (AGUILAR MORENO, 2017) e seus desdobramentos como instrumento de formação para a cidadania. Por fim, com base nesses aportes, salienta-se a efetiva articulação da GE com as habilidades requeridas pela BNCC, entre as quais, experimentar diferentes formas de expressão artística fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais (BNCC, 2017).

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Biografia do Autor

Isabel Catarina Suzart Argolo, Pesquisadora Independente

Catarina Argolo, livre-pesquisadora (em artes visuais, design de moda e indumentária), artista, docente (Studio Catarina Argolo), doutora em Artes visuais pela Universidade Politécnica de Valência, Espanha, (2009), graduada em Artes Plásticas pela Escola de Belas-Artes (UFBa, 1991). Publicação recente na Revista Visualidades, v.16 n.2 (DOI: https://doi.org/10.5216/vis.v16i2.46915). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3617277916031540 

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Publicado

05-12-2023

Como Citar

ARGOLO, Isabel Catarina Suzart. A gravura ecológica e seus aportes ao ensino fundamental I. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. e0046, 2023. DOI: 10.5965/198431781820231e0046. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/21743. Acesso em: 13 nov. 2024.