A gravura ecológica e seus aportes ao ensino fundamental I

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0046

Palabras clave:

gravura ecológica, técnicas de gravura, gravura no ensino fundamental I

Resumen

A Gravura, a exemplo das tradicionais expressões visuais, tem ampliado seu repertório técnico e conceitual em decorrência de experimentações e investigações realizadas nos últimos cinquenta anos (MORO, 2017). Ao longo desse texto, pretende-se mostrar que a Gravura Ecológica (GE), produto dessa ampliação, tem influenciado o surgimento de novos procedimentos introduzidos no Ensino Fundamental I, contribuindo para a formação de uma percepção sensível e de uma consciência e conduta ética do educando, na sua relação com o meio ambiente. Busca-se identificar nesses procedimentos, o exercício da percepção seletiva no processo de escolha dos materiais descartáveis, o manejo criativo na confecção de matrizes, destacando-lhes a aplicação do conceito de sustentabilidade na prática artística escolar (AGUILAR MORENO, 2017) e seus desdobramentos como instrumento de formação para a cidadania. Por fim, com base nesses aportes, salienta-se a efetiva articulação da GE com as habilidades requeridas pela BNCC, entre as quais, experimentar diferentes formas de expressão artística fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais (BNCC, 2017).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabel Catarina Suzart Argolo, Pesquisadora Independente

Catarina Argolo, livre-pesquisadora (em artes visuais, design de moda e indumentária), artista, docente (Studio Catarina Argolo), doutora em Artes visuais pela Universidade Politécnica de Valência, Espanha, (2009), graduada em Artes Plásticas pela Escola de Belas-Artes (UFBa, 1991). Publicação recente na Revista Visualidades, v.16 n.2 (DOI: https://doi.org/10.5216/vis.v16i2.46915). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3617277916031540 

Citas

AGUILAR MORENO, Marta. Grabado sostenible. Experiencias y prácticas de mediación educativa en Primaria. Universidade Complutense de Madri. n.18, set. 2017.

BARBOSA, Ana Mae. Imagem no ensino da arte: anos 80 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1991.

BERNAL, María del Mar. Técnicasdegrabado.es: difusión virtual de la gráfica impresa). Cuadernos de Bellas Artes, v. 14. La Laguna (ES): Sociedad Latina de Comunicación Social, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/attachments/ 46171461/download_file?st=MTY0NTU0OTA2MywxODYuMjE0LjE3OS43Mw%3D%3D&s=swp-splash-paper-cover Acesso em: 02 maio 2021.

BNCC. Arte. Arte no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. In: Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov. br/images/BN CC_EI _EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 maio 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/ BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 12 fev. 2022.

BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

CLARK, A.; CHALMERS, D. La mente extendida. Oviedo: KRK, 2011.

JAPIASSÚ, Carlos Eduardo; GUERRA, Isabella F. 30 anos do Relatório Brundtland: nosso futuro comum e o desenvolvimento sustentável como diretriz constitucional brasileira. Revista de Direito da Cidade, [S.l.], v. 9, n. 4, p. 1884-1901, out. 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdc/article/view/30287/ 23 220. Acesso em: 20 jun. 2021.

MARTÍNEZ MORO, Juan. Grabado en expansión: medios históricos nuevas perspectivas. Cátedra de Dibujo de la Universidad de Cantabria, 2017.

OSÓRIO, Luiz Camillo. Da pintura e do sagrado – a contradança da ternura. In: Paulo Sérgio Duarte (org.). Carlos Vergara – pinturas. Rio de Janeiro: Automática, 2011.

PAPALIA, Diane; FELDMAN, Ruth. Desenvolvimento humano. Tradução Carla Filomena M. P. Vercesi [et al.]. 12ª. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

V.V.A.A. Report of the world commission on environment and development: Our Common Future. Disponível em: https:/sustainabledevelop ment.un.org/content/docu ments/5987our-common-future.pdf Acesso em: 17 jun 2021.

Publicado

2023-12-05

Cómo citar

ARGOLO, Isabel Catarina Suzart. A gravura ecológica e seus aportes ao ensino fundamental I. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. e0046, 2023. DOI: 10.5965/198431781820231e0046. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/21743. Acesso em: 22 nov. 2024.