Discursos sobre inclusão em produções científicas que abordam a experimentação no ensino de Química: uma análise a partir do ENEQ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820232187

Palavras-chave:

química, diversidade, inclusão

Resumo

Investigação teórica de perspectiva bibliográfica e qualitativa, que buscou compreender e problematizar os discursos produzidos sobre a inclusão no contexto de pesquisas publicadas no XVIII e XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) abordando atividades experimentais. Na análise empreendida, foi possível perceber que os diálogos entre experimentação e inclusão trazem ideias que provocam equívocos, geram dúvidas e sinalizam para pensamentos de incertezas. Porém, também se percebeu o quanto as atividades experimentais precisam ser problematizadas nos vários contextos que atravessam o Ensino de Química. As práticas experimentais precisam ser ressignificadas, romper barreiras sobre as crenças que solidificam o discurso do experimento que prevê resultados que ainda nem se quer foram construídos. Compreende-se que as atividades experimentais precisam ser interpretadas como ações didáticas que contribuam para a construção de conhecimentos químicos de relevância social e cultural para a convivência de alunos e alunas de nossas escolas, tendo em vista que isso pode ser uma conexão entre a compreensão da inclusão e o Ensino de Química.

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Biografia do Autor

Thanielle Souza Silva, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) pela Universidade Federal do Maranhão (2019), na linha de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Ciências e Matemática, atuando em pesquisa com foco na avaliação de atividades experimentais sobre a perspectiva docente. Graduada em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química, pela Universidade Estadual do Maranhão (2015).

Jackson Ronie Sá da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, Rio Grande do Sul). Atua no ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: Práticas Curriculares - dimensão político-social; dimensão educacional; dimensão escolar; Didática e Metodologia das Ciências Naturais; Ensino de Biologia; História da Biologia; Filosofia da Biologia; História da Medicina; Saúde Coletiva; Doenças Tropicais; Parasitologia; Metodologia da Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Documental; Sexualidade; Educação Sexual. Tenho me dedicado à escrita e ao aprofundamento teórico das seguintes linhas de pensamento: estudos gays e lésbicos, teoria queer, pós-estruturalismo, estudos foucaultianos e estudos culturais.

Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Universidade Federal do Maranhão

Concluiu o doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos- SP em 2010. Atualmente é docente adjunta IV da Universidade Federal do Maranhão - Campus de Codó. É coordenadora do grupo de pesquisa em ensino de ciências naturais - GPECN e pesquisadora na linha de Educação, Ensino de Ciências e Ensino de Química, com ênfase na Formação de Professores de Ciências - Química e Ensino-Aprendizagem. Professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino na Educação Básica (PPGEEB). 

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

SILVA, Thanielle Souza; SÁ DA SILVA, Jackson Ronie; MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira. Discursos sobre inclusão em produções científicas que abordam a experimentação no ensino de Química: uma análise a partir do ENEQ. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 187–206, 2023. DOI: 10.5965/198431781820232187. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/21674. Acesso em: 13 nov. 2024.