O papel da escola na constituição da identidade da pessoa com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781820231e0043Palavras-chave:
pessoas com deficiência, escola, identidade, inclusãoResumo
O trabalho analisou o papel da escola na constituição da identidade das pessoas com deficiência, apontando suas possibilidades e limites. Para atender a esses propósitos, o estudo aborda a concepção de deficiência produzida a partir do século XIX, a partir das discussões de autores como Foucault, Vigotski, Skliar e outros, que compreendem a deficiência como uma construção social, definida a partir das relações estabelecidas no contexto sociocultural. Além do estudo teórico, foi realizada também uma pesquisa de campo, por meio da entrevista narrativa com duas mulheres com deficiência, uma graduada em Psicologia, e outra cursando a graduação em Psicologia. Os resultados apontaram que a escola tem um importante papel na constituição da identidade das pessoas com deficiência, visto ser este um dos mais significativos grupos sociais que os sujeitos integram no decorrer de suas vidas. Ela tanto pode contribuir para a constituição de um sujeito autônomo e confiante, que perceba sua potência, quanto constituir pessoas inseguras que se percebam como deformadas/erradas. Nesse sentido, a escola pode tanto acolher as pessoas em sua subjetividade, quanto excluí-la dos seus processos formativos.
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