Percepção dos professores de atendimento educacional especializado sobre as condições físicas e materiais das salas de recursos multifuncionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0041

Palavras-chave:

atendimento educacional especializado, educação especial, salas de recursos multifuncionais

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a percepção dos professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) acerca das condições físicas e materiais das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) existentes na região do Piemonte da Diamantina, Bahia. Para a coleta de dados desta pesquisa foi produzido um questionário contendo perguntas fechadas e de múltiplas alternativas. Além de favorecer a captação de opiniões dos entrevistados em opções de resposta previamente definidas, o questionário permite atingir uma grande população, um menor nível de treino de entrevistados e garante o anonimato das identidades dos sujeitos participantes. Resumindo a percepção majoritária dos docentes foi possível observar que os itens considerados bons foram: tamanho do espaço físico, quantidade de materiais para o AEE, materiais permanentes e de consumo, iluminação, ruído interno, a limpeza do ambiente e a segurança no entorno da escola onde a SRM está implantada. A acessibilidade e adaptações curiosamente ficaram divididos em bom e regular. Já a oferta de Tecnologias Assistivas foi considerada regular. Entretanto o nível de barulho externo é regular, a ventilação e a temperatura foram consideradas ruim.

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Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto da Silva, Bahia State University

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Programa de Pós - Graduação em Educação e Diversidade do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA).

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Publicado

12-07-2023

Como Citar

SILVA, Osni Oliveira Noberto da. Percepção dos professores de atendimento educacional especializado sobre as condições físicas e materiais das salas de recursos multifuncionais. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. e0041, 2023. DOI: 10.5965/198431781820231e0041. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/e0041. Acesso em: 2 dez. 2024.