Autorretrato subjetivo: adaptação de uma proposta de produção artística do formado presencial ao formato remoto

adaptation of an artistic production proposal from presential format to remote format

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0045

Palavras-chave:

autorretrato subjetivo, formato remoto, produção artística

Resumo

O presente texto é um relato de experiência sobre a produção artística intitulada Autorretrato Subjetivo, adaptada ao contexto da educação no formato remoto, devido a Pandemia COVID19. Esta prática artística foi proposta aos acadêmicos do 1º ano do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, na disciplina de Pintura I como instrumento de avaliação. Tem como objetivo apresentar a Disciplina de Pintura I, de caráter prático/presencial em formato remoto, a qual foi adaptada, superando as barreiras do distanciamento social. Desta forma, ofertou aos acadêmicos um processo formativo qualificado até que a disciplina possa retornar ao formato presencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, no período de março a maio de 2020.  O aporte teórico utilizado destacamos Suassuna (2011), Bachelard (2000), Lagnado (1994), Silva (2008), Linhares; Loureiro; Alcântara (2017). A produção artística do Autorretrato Subjetivo apresentou resultados satisfatórios, mesmo em formato remoto, em que os acadêmicos puderam concluir a produção, a partir das reflexões sobre seus valores morais e éticos, seus anseios em relação ao curso de Licenciatura em Artes Visuais, tornando-se um instrumento viável para o momento vivido.

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Biografia do Autor

Adriana Rodrigues Suarez, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Artista Plástica e Professora Efetiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa do Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Ministra as disciplinas de práticas e produções artísticas- desenho artístico e pintura; e História da Arte. Graduação em Licenciatura em Artes Visuais e em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em Educação pela UEPG, pesquisa em Cinema na Educação. Mestrado em Comunicação e Linguagens pela TUIUTI, pesquisa em Pintura e Cinema. Especialista em Arte-Educação. Vice- Coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais/UEPG. Coordenadora do Programa PIBID/ núcleo Artes Visuais.

Referências

BACHELARD, G. A poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LAGNADO, Lisette. Conversações com Iberê Camargo. São Paulo: Iluminuras, 1994. p. 31-32.

LINHARES, Ronaldo; LOUREIRO, Maria José; RAMOS, Fernando; ALCÂNTARA, Caio Mário. Avaliação das tecnologias digitais na docência: indicadores brasileiros e portugueses. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 28, n. 67, p. 12-31, jan./abr. 2017.

SILVA, M. Cibercultura e educação: a comunicação na sala de aula presencial e online. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, v. 15, n. 37, p. 69-74, dez. 2008.

SUASSUNA, A. Iniciação à Estética. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

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Publicado

05-12-2023

Como Citar

SUAREZ, Adriana Rodrigues. Autorretrato subjetivo: adaptação de uma proposta de produção artística do formado presencial ao formato remoto: adaptation of an artistic production proposal from presential format to remote format. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. e0045, 2023. DOI: 10.5965/198431781820231e0045. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/20379. Acesso em: 22 dez. 2024.