Autorretrato subjetivo: adaptação de uma proposta de produção artística do formado presencial ao formato remoto
adaptation of an artistic production proposal from presential format to remote format
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781820231e0045Palabras clave:
autorretrato subjetivo, formato remoto, produção artísticaResumen
O presente texto é um relato de experiência sobre a produção artística intitulada Autorretrato Subjetivo, adaptada ao contexto da educação no formato remoto, devido a Pandemia COVID19. Esta prática artística foi proposta aos acadêmicos do 1º ano do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, na disciplina de Pintura I como instrumento de avaliação. Tem como objetivo apresentar a Disciplina de Pintura I, de caráter prático/presencial em formato remoto, a qual foi adaptada, superando as barreiras do distanciamento social. Desta forma, ofertou aos acadêmicos um processo formativo qualificado até que a disciplina possa retornar ao formato presencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, no período de março a maio de 2020. O aporte teórico utilizado destacamos Suassuna (2011), Bachelard (2000), Lagnado (1994), Silva (2008), Linhares; Loureiro; Alcântara (2017). A produção artística do Autorretrato Subjetivo apresentou resultados satisfatórios, mesmo em formato remoto, em que os acadêmicos puderam concluir a produção, a partir das reflexões sobre seus valores morais e éticos, seus anseios em relação ao curso de Licenciatura em Artes Visuais, tornando-se um instrumento viável para o momento vivido.
Descargas
Citas
BACHELARD, G. A poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LAGNADO, Lisette. Conversações com Iberê Camargo. São Paulo: Iluminuras, 1994. p. 31-32.
LINHARES, Ronaldo; LOUREIRO, Maria José; RAMOS, Fernando; ALCÂNTARA, Caio Mário. Avaliação das tecnologias digitais na docência: indicadores brasileiros e portugueses. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 28, n. 67, p. 12-31, jan./abr. 2017.
SILVA, M. Cibercultura e educação: a comunicação na sala de aula presencial e online. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, v. 15, n. 37, p. 69-74, dez. 2008.
SUASSUNA, A. Iniciação à Estética. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Adriana Rodrigues Suarez Suarez
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.