Levantamento de Produções Científicas sobre o uso de Recursos Visuais no Ensino de Matemática para Alunos Surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0042

Palavras-chave:

recursos visuais, ensino de surdos, ensino de matemática

Resumo

Os recursos visuais são estratégias de ensino de matemática que podem ser utilizadas em uma sala de aula com estudantes surdos e ouvintes. A presente pesquisa teve como objetivo identificar na literatura o uso de recursos visuais no ensino de matemática para estudantes surdos no ensino médio e compilar as estratégias que documentam e orientam a elaboração de materiais didáticos para esse público em trabalhos futuros. Para essa tarefa, esta pesquisa adotou abordagem qualitativa, seguindo a metodologia de revisão sistemática de literatura nos periódicos da SciELO e no BDTD. Os resultados identificaram uma diferença entre os trabalhos publicados na literatura surda (n=4), em comparação ao ouvinte (n=61). De maneira geral, o uso da lousa, de slides, escrita em papel, ilustrações, material manipulável, software Graphequation e videoaula foram estratégias visuais documentadas como relevantes na Educação de Surdos na área da Matemática. Espera-se contribuir com a área, por meio do mapeamento de estudos já produzidos e, com isso, favorecer futuros trabalhos focados em produção e testagem de materiais didáticos.

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Biografia do Autor

Leonardo dos Santos Batista, Universidade Federal do ABC

Bacharel em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFABC). Membro do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq Surdos e Libras - SueLi, na linha de pesquisa de produção e análise de materiais didáticos para surdos. Atualmente estou finalizando a graduação na Licenciatura em matemática pela UFABC, cursando o bacharelado em Ciências Biológicas na UFABC e também na Pós-graduação em engenharia e gestão da inovação pela mesma instituição.

Kate Mamhy Oliveira Kumada, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Educação Especial na área da Deficiência Auditiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Mestrado em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e Doutorado em Educação Especial pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC e Profa Colaboradora da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Computação da Unicamp. Professora no programa de Pós-Graduação Engenharia e Gestão da Inovação pelo UFABC. Também é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Surdos e Libras - SueLi". Membro do Projeto Tecnologias Assistivas para Surdos (TAS) desenvolvido na Unicamp e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPq "Políticas de Educação Especial" desenvolvido na USP.

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Publicado

06-09-2023

Como Citar

BATISTA, Leonardo dos Santos; KUMADA, Kate Mamhy Oliveira; BENITEZ, Priscila. Levantamento de Produções Científicas sobre o uso de Recursos Visuais no Ensino de Matemática para Alunos Surdos. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. e0042, 2023. DOI: 10.5965/198431781820231e0042. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/20093. Acesso em: 28 abr. 2024.