Construção coletiva de uma metodologia de mediação cultural para a educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178182022e0026Palavras-chave:
Mediação cultural, Artes visuais, Metodologia de ensino-aprendizagem, Educação básica, Arte contemporâneaResumo
Este artigo discute diretrizes para a construção de uma metodologia de mediação cultural para a Educação Básica, tomando como referência os resultados obtidos na aplicação, em sala de aula, de dois materiais educativos focados na arte contemporânea: Sensação e Materialidade: a obra, sua composição visual e sensorial e Curadoria Educativa para Videodanças. Ambos foram produzidos e testados no âmbito do projeto de ensino, pesquisa e extensão Mediação da experiência estética na escola, da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Baseados em uma série de premissas conceituais e metodológicas, o projeto busca integrar educação estética e educação ética, apoiando-se nas ideias de John Dewey, Michael Parsons, Teresinha Franz e George Geahigan, entre outros estudiosos. Os dois materiais educativos foram aplicados em duas escolas públicas de Belo Horizonte entre agosto e outubro de 2017, envolvendo dois mediadores da equipe do projeto, dois professores e seis turmas do Ensino Fundamental, atingindo um total aproximado de 150 estudantes. Ao final do processo, todos os participantes avaliaram os materiais por meio de instrumentos desenvolvidos especificamente para esse fim. O artigo relaciona os resultados alcançados com as referências teóricas do projeto, buscando identificar princípios norteadores para a mediação cultural no ensino de artes visuais.
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