Expressão corporal: a interdisciplinaridade de Klauss Vianna e o corposompalavra em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669020420220204

Palavras-chave:

expressão corporal, teatro, Klauss Vianna, interdisciplinaridade, corposomplavra

Resumo

Aqui, o tema expressão corporal tem seu foco sob a noção de um trabalho harmônico entre corpo, som e palavra na formação de artistas da cena. Nesta abordagem de cunho interdisciplinar serão elencados os princípios fundantes da expressão corporal, revelando que as sonoridades e a voz são componentes dessa prática. Klauss Vianna é apresentado como introdutor da expressão corporal no teatro brasileiro e como ponto de análise dessa interlocução interdisciplinar será utilizado o curso Corpo-Som-Palavra ofertado por Vianna, Sideny Miller e Paulo Afonso Grisolli na década de 1970 no Rio de Janeiro, que nos leva a compreender como um curso do século passado pode auxiliar-nos a reformular nossa prática recente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Milene dos Santos Maffi, Federal University of the State of Rio de Janeiro

Doutora em Artes Cênicas (2022) UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Artes Cênicas (2016) UnB - Universidade de Brasília. Bacharela em Artes Cênicas (2012) UEL - Universidade Estadual de Londrina. Atriz e pesquisadora das artes da cena com área de concentração em Processos Pedagógicos e Composicionais para a cena: Interpretação; Expressão Corporal e Vocal. Fundadora e integrante do Coletivo Narrativas Topográficas, em Mirandópolis/SP. Atuou como atriz no 'Entheos - Coletivo de Criação Cênica', Rio de Janeiro/RJ de 2017 à 2018. Foi atriz das companhias "Estúpida Cia. de Teatro" e "Núcleo de Pesquisa Klauss Vianna" , ambas sediadas em Londrina/P.R. No ano de 2012, foi estagiária do Projeto Ademar Guerra, com a função de orientadora-artística, desenvolvendo juntamente com a cidade de Teodoro Sampaio/S.P. a criação de um grupo teatral. Integrou, de 2004 a 2008, o "Grupo Teatral Trapos e Cacos" na cidade de Mirandópolis/S.P

Referências

ALVARENGA, Arnaldo Leite. Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiência educativa em movimento (1948 – 1990). 2009. Tese (Doutorado Educação e Inclusão Social) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. 306 p.

AQUINO, Dulce. Klauss Vianna: conexão da dança brasileira com a modernidade. Piracema - Revista de Arte e Cultura, n. 1, ano 1, Ministério da Cultura/Funarte, 1993. p. 110-118.

AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BARBA, Eugenio. Além das ilhas flutuantes. Trad. Luis Otávio Bumier. São Paulo/Campinas: Hucitec/Ed. da Unicamp, 1991.

BEUTTENMÜLLER, Maria da Glória; LAPORT, Nelly. Expressão vocal e expressão corporal. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1974.

BRIKMAN, Lola. A linguagem do movimento corporal. Trad. Lizandra Magon de Almeida. 3. ed. São Paulo: Summus, 2014.

CHALAGUIER, Claude; BOSSU, Henri. A expressão corporal: método e prática. Trad. Heloysa de Lima Dantas. Rio de Janeiro: Entrelivros Cultural, 1973.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Coord. e trad. Ana Lúcia de Oliveira; Aurélio Guerra Neto; Cecília Pinto Costa. v. 1, 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

DE MARINIS, Marco. Corpo e Corporeidade no Teatro: da semiótica às neurociências. Pequeno glossário interdisciplinar. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 42-61, jan./jun. 2012. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/presenca. Acesso em: 26 mar. 2019.

FLUSSER, Vilém. Gestos. São Paulo: Annablume, 2014.

GOGAN, Jessica (Cord.); MORAIS, Frederico (Col.). Domingos da criação: uma coleta poética do experimental em arte e educação. Rio de Janeiro: Instituto MESA, 2017.

LUIZ, Macksen. A descoberta do corpo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 18 set. 1971. Caderno B, p. 1.

MAGALHÃES, Marina; TAVARES, Joana. Grupo Teatro do Movimento: um gesto expressivo de Klauss e Angel Vianna na dança brasileira. Rio de Janeiro: Gramma, 2019.

MALETTA, Ernani. Atuação polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MOSTAÇO, Edélcio. A questão experimental: a cena nos anos de 1950-1970. In FARIA, João Roberto (Dir.). História do teatro brasileiro, v. 2 - Do modernismo às tendências contemporâneas. São Paulo: Perspectiva: Ed./SESCSP, 2013. p. 215-239.

O GLOBO, Rio de Janeiro, 1972, Acervo MAM, RJ.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

PINHEIRO VILLAR, Fernando. Interdisciplinaridades artísticas. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 17, n. 33, p. 188-193, jan./jul. 2017. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/index. Acesso em: 09 mar. 2018.

RUIZ, Giselle. Arte/Cultura em trânsito: o MAM/RJ na década de 1970. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2013.

STOKOE, Patricia. La expression corporal y el niño. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1967.

________. HARF, Ruth. Expressão corporal na pré-escola. Trad. Beatriz A. Cannabrava. São Paulo: Summus, 1987.

TASHKIRAN, Ayse. Diretores de Movimento: linhagens e práticas contemporâneas de trabalho. In BONFATTI, Adriana et al. (Orgs.). Prepraração corporal, direção de movimento e coreografia nas Artes da Cena. Rio de Janeiro: Multifoco, 2021.

TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Klauss Vianna, do coreógrafo ao diretor. São Paulo: Annablume/DF: CAPES, 2010.

VIANNA, Klauss. Expressão corporal. Acervo Klauss Vianna. [197-]. [Manuscrito]. Disponível em: http://www.klaussvianna.art.br/busca_detalhes.asp?busca=express%E3o+corporal&x=17&y=14&klauss=1#[showDet]2911. Acesso em: 25 maio 2019.

VIANNA, Klauss.; CARVALHO, Marco Antonio de (Col.). A dança. 5. ed. São Paulo: Summus, 2005.

VIANNA, Klauss. MILLER, Sidney; GRISOLLI, Paulo Afonso. Curso Corpo-Som-Palavra. Documento datilografado. Acervo Corpo/Som. Museu de Arte Moderna – MAM, Rio de Janeiro, 1971.

Acervos:

MUSEU DE ARTE MODERNA (Rio de Janeiro). Cursos – Departamento Corpo/Som - Pasta Setor Corpo-Som. Out. – Nov. 2017.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

MAFFI, Katia Milene dos Santos. Expressão corporal: a interdisciplinaridade de Klauss Vianna e o corposompalavra em foco. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5965/27644669020420220204. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/22804. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Sonoridades das Cenas