Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A Revista A LUZ EM CENA publica textos inéditos - artigos, relatos, traduções, entrevistas e resenhas – em português e espanhol, resultantes de pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e científicas nas áreas de iluminação, cenográficas e tecnológicas voltadas para a pedagogia e a poética cênica ou para áreas afins.
  • O/a autor/a garante que o texto é uma contribuição original e inédita de sua autoria (eventualmente, partilhada com os/as autores (as) que você inseriu no sistema) e que não foi publicado (no todo ou em parte) nem está em avaliação por outro veículo de comunicação.
  • Os/as autores/as devem ter, preferencialmente, vínculo acadêmico em graduação, mestrandos/as acompanhados/as de um orientador, mestres, doutorandos/as e doutores/as.
  • Artistas reconhecidos/as por seus pares, em sua área de atuação, e referendados/às pelos Editores/as ou Editores/as dos Dossiês, podem publicar artigos e/ou relatos nos dossiês da revista A LUZ EM CENA, mesmo que estes/as autores/as não possuam titulação acadêmica, ou possuam apenas graduação. Com isso a revista passa a reconhecer o/a artista que possui um domínio teórico/prático valorizado no seu universo criativo.
  • O/a autor/a declara que nenhum dos autores deste artigo possui outro artigo em avaliação nesta revista; que nenhum deles publicou artigo nesta revista anteriormente ou que cumprem o interstício de 12 meses entre a última publicação e esta submissão.
  • O/a autor/a declara que o texto está em espaço 1,5; fonte Arial - 12 pontos; faz uso de aspas e itálico conforme padrão da revista. Formato Word, ou similares, não excede 8MB.
  • O/a autor/a declara que o trabalho apresenta título de resumo e palavras-chave.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no corpo do texto e não ao final e cada uma possui a respectiva legenda centralizada e logo abaixo.
  • Ao enviar o texto, o autor aceita as normas da revista e cede os direitos de publicação do trabalho para revista A LUZ EM CENA – Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas.
  • O/a autor/a declara que o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • O/a autor/a declara que a identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Declaração final do/a autor/a de que a submissão deste artigo implica a aceitação de futuras solicitações de avaliação de artigos para esta revista como parecerista ad hoc.

Diretrizes para Autores

I – Aspectos Gerais:

  • A Revista A Luz em Cena publica, exclusivamente, textos inéditos - artigos, relatos, traduções, entrevistas e resenhas - resultantes de pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e científicas na área de iluminação e cenográficas, voltados para a poética cênica e para campos associados. Os textos podem ser escritos em português ou em espanhol.
  • É recomendado que textos ligados a performances, espetáculos ou similares apresentem imagens e/ou vídeo/link que devem vir no corpo do texto, legendados abaixo da inserção, em espaço simples, centralizados. Os autores declaram ter os direitos de exibição das imagens inseridas.
  • Os/as autores/as devem ser, preferencialmente acadêmicos/as ou mestrandos/as acompanhados/as de seu/sua orientador/a, mestres/as, doutorandos/as, doutores/as, com pesquisas voltadas para as áreas temáticas.
  • Artistas reconhecidos/as por seus pares, em sua área de atuação, e referendados/as pelos/as Editores/as  Colaboradores/as ou pelos/as responsáveis pelos Dossiês temáticos podem publicar artigos e/ou relatos nos dossiês da Revista A Luz em Cena, mesmo que não possuam titulação acadêmica, ou somente a graduação. Com isso passamos a reconhecer o/a artista que possui um domínio teórico/prático valorizado no seu universo criativo.
  • As submissões poderão ser arquivadas pela Editoria no caso de os/as autores/as responsáveis não responderem aos pareceres em até seis meses.
  • Textos que compõem seções temáticas organizadas por pesquisador/a convidado/a ou espontâneo devem ser inseridos no sistema pelo/a próprio/a autor/a e passam pelo mesmo processo de avaliação por pares. Veja os detalhes no item "Processo de avaliação por pares".
  • Os trabalhos deverão ser entregues rigorosamente revisados, conforme as normas gramaticais vigentes. O Editorial faz a revisão dos textos de acordo com as normas da Revista A Luz em Cena.
  • Esta revista segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto e proporciona livre acesso ao seu conteúdo. Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros/as distribuam, remixem, adaptem e criem com base no seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.  

II - Normas para a submissão de artigos, relatos, traduções e entrevistas

  • Os textos devem ser encaminhados por meio do sistema OJS ttp://www.revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena) no qual os dados dos/as autores/as (Orcid, afiliação institucional, e-mail, Lattes) devem ser inseridos somente no formulário do sistema, inclusive a sua biografia de até três linhas, enfatizando o vínculo institucional e as formações acadêmicas e artísticas. O arquivo com o artigo e relato deve estar livre de qualquer tipo de identificação, seja pelo nome dos/as autores/as digitados no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo, seja pela menção de informações por intermédio das quais se possa deduzir a autoria. Caso tenha dificuldades de tornar o artigo anônimo, basta mencionar o fato nos "comentários ao editor" durante o processo de submissão online. A Editoria responderá ao(à) remetente, confirmando o recebimento do arquivo.
  • Os arquivos devem ser formatados em arquivo Word (formato DOC) ou similar, formato:
    1. Fonte Arial, tamanho 12 e espaço 1,5;
    2. Margens de 3 cm (superior e esquerda), e 2 cm (Direita e inferior);
    3. Citações com mais de três linhas devem aparecer destacadas do corpo do texto, em espaço simples, em corpo 11, sem aspas e recuo de quatro cm da margem esquerda;
    4. Aspas duplas são usadas apenas para citações diretas no corpo do texto;
    5. Usa-se itálico para palavras estrangeiras, neologismos, para usos particulares e títulos de obras. Não se utiliza negrito nesses casos;
    6. Não usar CAIXA ALTA, a não ser no nome do autor na indicação das referências entre parênteses e em siglas, conforme especificações da ABNT;
    7. Usa-se sublinhado apenas para URL;
  • Os artigos, relatos, traduções e entrevistas podem ter entre 20.000 e 60.000 caracteres (inclui espaços), com referências, notas, imagens, tabelas, etc. O arquivo limita-se a 8 MB
  • As resenhas devem ter entre 5.000 a 20.000 caracteres com espaço.
  • O arquivo deve apresentar o título em português, espanhol e inglês (com no máximo 100 caracteres), resumo em português, espanhol e inglês (entre 400 e 700 caracteres com espaços em cada língua), e até cinco palavras-chave em português, espanhol e inglês.
  • Em todas as modalidades de texto (artigos, relatos, traduções, entrevistas e resenhas), as notas devem ser inseridas no rodapé e as referências ao final do texto.
  • A inserção de citações, no artigo, em língua não portuguesa ou espanhola, deve aparecer no corpo do texto em português e em nota de rodapé na língua original, acrescido do nome do/a tradutor/a.
  • As referências devem usar o sistema autor/a /data da seguinte forma: (Sobrenome do/a autor/a, ano) para citações indiretas e (Sobrenome do/a autor/a, ano, página) para citações diretas. Exemplos: (SILVA, 1997) ou (SILVA, 1997, p. 452). Diferentes títulos do/a mesmo/a autor/a, mesmo ano, devem ser identificados com uma letra que os diferencie. Exemplo: (SILVA, 1997a, p. 452).
  • Caso os artigos incluam fotos, desenhos ou materiais gráficos da autoria de terceiros, é indispensável indicação da fonte ou da autoria da imagem. O material deverá vir acompanhado de legendas de identificação.
  • O envio do artigo original implica na autorização para publicação na Revista A Luz em cena por meio da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
  • A Revista A Luz em Cena não aceita contribuições que tenham sido submetidas a mais de um periódico simultaneamente. Se houver alguma chance de a submissão estar sendo avaliada por outro periódico, a comunicação à Editoria deve ser imediata. 
  • As referências devem conter apenas documentos efetivamente citados no trabalho e devem obter a norma ABNT NBR 6023:2018.
  • As citações devem utilizar o sistema autor/a /data com base na norma ABNT 10520/2002. 

 

Alguns exemplos de referências: 

  • Livro: VEIGA, Eliane Veras da. Florianópolis: Memórias Urbanas. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 2010.
  • Capítulo de livro: CHARTIER, Roger. Editar Shakespeare. In:PARANHOS, Kátia (org.) História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012, p. 15-33.
  • Dissertação e tese:XAVIER, Jussara Jinping. Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas. 2012. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
  • Artigo de periódico: ROPA, Eugenia Casini. A dança urbana ou sobre a resiliência do espírito da dança. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 19, p. 113-121, jul. 2012.
  • Artigo de jornal: ALVES, Uelinton Farias. A experiência teatral do poeta Cruz e Souza. Suplemento Cultural de Santa Catarina: Ô Catarina,Florianópolis, ano 2, 13 dez. 2013. (nome da seção), p. 9. 
  • Trabalho publicado em anais: CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. A tensão como pivô da experiência em drama. In: CONGRESSO ABRACE, 6., 2010, São Paulo. Anais: São Paulo: USP, 2010, p. 1-5.
  • Publicação on-line:  RADRIGÁN, Valeria. Cuerpo y voz: unión y separación en la historia del teatro y la danza. Telondefondo: Revista de teoría y crítica teatral, Argentina, n. 15, jul. 2012. Disponível emhttp://www.telondefondo.org/numeros-anteriores/21/numero15/. Acesso em: 22 abr. 2014.

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas - Convidados

Esta seção é composta por artigos inéditos, de relevância à área temática da Revista e do referido dossiê, cujo tema foi aprovado pelo Conselho Editorial na data de 03 de dezembro de 2020, devidamente justificado e relacionado à área de concentração do programa ao qual a revista está vinculada.

A Editoria dos Comitês Temáticos será composto por cinco integrantes. A Editoria estimula que os organizadores dos dossiês pertençam a diferentes instituições de ensino e pesquisa situadas em diferentes estados do país.

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas

Esta seção é composta por artigos inéditos, de relevância à área temática da Revista e do referido dossiê, cujo tema foi aprovado em reunião do Conselho Editorial no dia 03 de dezembro de 2020, devidamente justificado e relacionado à área de concentração do programa ao qual a revista está vinculada.

A Editoria dos Comitês Temáticos é composta por cinco integrantes. A Editoria estimula que os organizadores dos dossiês pertençam a diferentes instituições de ensino e pesquisa situadas em diferentes estados do país.

Memorial de Criação Cenográfica

Esta sessão é destinada a memoriais de criação cenográficas

Relatos

Nesta seção também serão aceitos, além de acadêmicos, mestrandos (junto com seus orientadores), mestres, doutorandos e doutores, trabalhos de artistas/pessoas referenciadas por suas atividades artísticas ou acadêmicas, mas que não possuem títulos de Mestre ou Doutor. Os trabalhos devem possuir referencial acadêmico. Apresentar crítica analítica. E a temática do relato ser de relevância para as áreas cenográficas e tecnológicas voltadas a poética cênica. Os relatos/artigos serão avaliados pelos pares, tal como os demais artigos da Revista A Luz em Cena.

Entrevistas

- Esta seção é composta de entrevistas com pesquisadores/artistas vinculados às áreas cenográficas e tecnológicas voltadas para as poéticas cênicas e utilizadas pelos entrevistadores em trabalhos de levantamento histórico ou de pesquisa.

Traduções

Esta sessão é específica para texto em outras linguas e traduzidos para a lingia portuguesa a fins de publica-los 

Política de Privacidade

Política de privacidade:

As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores/as. A publicação de artigos, fotos e desenhos deverá ser autorizada pelos responsáveis ou seus/suas representantes. Os nomes e endereços informados na revista não estão disponíveis para outras finalidades ou para terceiros/as.

 

Política de Acesso Aberto:

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.