Como se forma um iluminador: a estética de Marcelo Flecha a partir dos espetáculos “Pai e Filho” e “Ensaio Sobre a Memória”
DOI:
https://doi.org/10.5965/27644669030520230401Palavras-chave:
identidade estética, iluminador, estética, espetáculosResumo
Este artigo tem como objetivo central entender como se constituiu a identidade estética do iluminador cênico Marcelo Flecha (Pequena Companhia de Teatro - São Luís- MA), com ênfase na concepção, construção e execução dos espetáculos “Pai e Filho” (2010) e “Ensaio sobre a memória” (2019), observando na iluminação destes dois espetáculos aquilo que torna o trabalho de Flecha tão singular. Este texto se debruça sobre os aspectos formativos do iluminador, buscando entender como a bagagem do artista se efetiva em sua estética.
Downloads
Referências
APPIA, Adolphe. A obra de arte viva e outros textos. Tadução Redondo Júnior. Lisboa: Arcádia, [ca 1959].
BOUFLEUR, Rodrigo Naumann. Fundamentos da gambiarra: a improvisação utilitária contemporânea e seu contexto socioeconômico. 2013. Tese (Doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.16.2013.tde-02072013-134355. Acesso em: 10 ju. 2023.
CAMARGO, Roberto Gill. Conceito de iluminação cênica: processos coevolutivos. Rio de Janeiro: Música e Tecnologia, 2012.
COPEAU, Jacques. Apelos. Tradução de José Ronaldo Faleiro. São Paulo: Perspectiva, 2013.
FLECHA, M. Memorial técnico de artesanias iluminocenográficas: desenvolvendo tecnologia a partir da obsolescência ou Tópicos, apontamentos e derrisões de um iluminador dedicado ao pensamento não acadêmico. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 1-47, dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5965/27644669020220210601. Acesso em: 10 jul. 2023.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira SA, 1992.
HOWARD, Pamela. O que é cenografia? Tradução de Carlos Szlac. São Paulo: Edições SESC, 2009.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.
SIMõES, Cibele Forjaz. À luz da linguagem. A iluminação cênica: de instrumento da visibilidade à "Scriptura do visível". 2013. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2013.tde-18112013-155400. Acesso em: 10 jul. 2023.
SOUZA, Fernanda Guimarães Mattos de. Gambiarras de Luz: reflexões sobre a formação do iluminador cênico sob a ótica de três gerações cariocas. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: http://ppgac-ecoufrj.com.br/uploads/f/s/disserta-fernanda-mattos_bpfr.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.
TEIXEIRA, Ubiratan. Dicionário de teatro/Ubiratan Teixeira. São Luís: Editora Instituto Geia, 2005.
TUDELLA, Eduardo A. da Silva. Práxis cênica como articulação de visualidade: a luz na gênese do espetáculo. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, sob orientação do Prof. Dr. Ewald Hackler, Salvador, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gleison Rodrigues Xavier, Abel Lopes Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.