Expressão corporal: a interdisciplinaridade de Klauss Vianna e o corposompalavra em foco
DOI:
https://doi.org/10.5965/27644669020420220204Palavras-chave:
expressão corporal, teatro, Klauss Vianna, interdisciplinaridade, corposomplavraResumo
Aqui, o tema expressão corporal tem seu foco sob a noção de um trabalho harmônico entre corpo, som e palavra na formação de artistas da cena. Nesta abordagem de cunho interdisciplinar serão elencados os princípios fundantes da expressão corporal, revelando que as sonoridades e a voz são componentes dessa prática. Klauss Vianna é apresentado como introdutor da expressão corporal no teatro brasileiro e como ponto de análise dessa interlocução interdisciplinar será utilizado o curso Corpo-Som-Palavra ofertado por Vianna, Sideny Miller e Paulo Afonso Grisolli na década de 1970 no Rio de Janeiro, que nos leva a compreender como um curso do século passado pode auxiliar-nos a reformular nossa prática recente.
Downloads
Referências
ALVARENGA, Arnaldo Leite. Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiência educativa em movimento (1948 – 1990). 2009. Tese (Doutorado Educação e Inclusão Social) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. 306 p.
AQUINO, Dulce. Klauss Vianna: conexão da dança brasileira com a modernidade. Piracema - Revista de Arte e Cultura, n. 1, ano 1, Ministério da Cultura/Funarte, 1993. p. 110-118.
AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BARBA, Eugenio. Além das ilhas flutuantes. Trad. Luis Otávio Bumier. São Paulo/Campinas: Hucitec/Ed. da Unicamp, 1991.
BEUTTENMÜLLER, Maria da Glória; LAPORT, Nelly. Expressão vocal e expressão corporal. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1974.
BRIKMAN, Lola. A linguagem do movimento corporal. Trad. Lizandra Magon de Almeida. 3. ed. São Paulo: Summus, 2014.
CHALAGUIER, Claude; BOSSU, Henri. A expressão corporal: método e prática. Trad. Heloysa de Lima Dantas. Rio de Janeiro: Entrelivros Cultural, 1973.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Coord. e trad. Ana Lúcia de Oliveira; Aurélio Guerra Neto; Cecília Pinto Costa. v. 1, 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
DE MARINIS, Marco. Corpo e Corporeidade no Teatro: da semiótica às neurociências. Pequeno glossário interdisciplinar. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 42-61, jan./jun. 2012. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/presenca. Acesso em: 26 mar. 2019.
FLUSSER, Vilém. Gestos. São Paulo: Annablume, 2014.
GOGAN, Jessica (Cord.); MORAIS, Frederico (Col.). Domingos da criação: uma coleta poética do experimental em arte e educação. Rio de Janeiro: Instituto MESA, 2017.
LUIZ, Macksen. A descoberta do corpo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 18 set. 1971. Caderno B, p. 1.
MAGALHÃES, Marina; TAVARES, Joana. Grupo Teatro do Movimento: um gesto expressivo de Klauss e Angel Vianna na dança brasileira. Rio de Janeiro: Gramma, 2019.
MALETTA, Ernani. Atuação polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MOSTAÇO, Edélcio. A questão experimental: a cena nos anos de 1950-1970. In FARIA, João Roberto (Dir.). História do teatro brasileiro, v. 2 - Do modernismo às tendências contemporâneas. São Paulo: Perspectiva: Ed./SESCSP, 2013. p. 215-239.
O GLOBO, Rio de Janeiro, 1972, Acervo MAM, RJ.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
PINHEIRO VILLAR, Fernando. Interdisciplinaridades artísticas. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 17, n. 33, p. 188-193, jan./jul. 2017. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/index. Acesso em: 09 mar. 2018.
RUIZ, Giselle. Arte/Cultura em trânsito: o MAM/RJ na década de 1970. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2013.
STOKOE, Patricia. La expression corporal y el niño. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1967.
________. HARF, Ruth. Expressão corporal na pré-escola. Trad. Beatriz A. Cannabrava. São Paulo: Summus, 1987.
TASHKIRAN, Ayse. Diretores de Movimento: linhagens e práticas contemporâneas de trabalho. In BONFATTI, Adriana et al. (Orgs.). Prepraração corporal, direção de movimento e coreografia nas Artes da Cena. Rio de Janeiro: Multifoco, 2021.
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Klauss Vianna, do coreógrafo ao diretor. São Paulo: Annablume/DF: CAPES, 2010.
VIANNA, Klauss. Expressão corporal. Acervo Klauss Vianna. [197-]. [Manuscrito]. Disponível em: http://www.klaussvianna.art.br/busca_detalhes.asp?busca=express%E3o+corporal&x=17&y=14&klauss=1#[showDet]2911. Acesso em: 25 maio 2019.
VIANNA, Klauss.; CARVALHO, Marco Antonio de (Col.). A dança. 5. ed. São Paulo: Summus, 2005.
VIANNA, Klauss. MILLER, Sidney; GRISOLLI, Paulo Afonso. Curso Corpo-Som-Palavra. Documento datilografado. Acervo Corpo/Som. Museu de Arte Moderna – MAM, Rio de Janeiro, 1971.
Acervos:
MUSEU DE ARTE MODERNA (Rio de Janeiro). Cursos – Departamento Corpo/Som - Pasta Setor Corpo-Som. Out. – Nov. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Katia Milene dos Santos Maffi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.