O Nitrogênio afeta a produção e a composição botânica em pastagem de gramíneas consorciadas com leguminosas
Palavras-chave:
aveia preta, azevém, ervilhaca, trevo vesiculoso, competição.Resumo
O nitrogênio é um nutriente que afeta diretamente a produção forrageira em gramíneas. Contudo, há falta de informações sobre seu efeito no desempenho de pastagens anuais de inverno formadas pelo consórcio de gramíneas e leguminosas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de dois níveis de nitrogênio sobre a produção e a composição botânica de pastagem formada pelo consórcio de aveia preta + azevém + ervilhaca + trevo vesiculoso. O trabalho foi conduzido em três locais, um no município de Canoinhas e dois em Major Vieira, SC, no ano de 2006. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com três repetições por local. Foram avaliados dois níveis de nitrogênio na pastagem anual de inverno: 0 e 100 kg ha-1, aplicados quando a aveia preta apresentava dois afilhos. A aplicação de 100 kg ha-1 de N em pastagem de aveia preta + azevém + ervilhaca + trevo vesiculoso aumentou a produção de forragem e a participação das gramíneas na composição botânica. Houve aumento da participação da ervilhaca e do trevo vesiculoso na composição forrageira com a evolução do ciclo da pastagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
BALBINOT JUNIOR, A. A.; MORAES, A. de; PELISSARI, A.; DIECKOW, J.; VEIGA, M. da. O Nitrogênio afeta a produção e a composição botânica em pastagem de gramíneas consorciadas com leguminosas. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 7, n. 2, p. 119-126, 2008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5339. Acesso em: 28 mar. 2023.
Edição
Seção
Artigo Completo - Ciência de Plantas e Produtos Derivados
Licença
Os autores que publicam nesta revista estão de acordo com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista os direitos autorais da primeira publicação, de acordo com a Creative Commons Attribution Licence. Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
b) Autores têm autoridade para assumir contratos adicionais com o conteúdo do manuscrito.
c) Os autores podem fornecer e distribuir o manuscrito publicado por esta revista.