Efeito da calda bordalesa e extrato de adultos de Diabrotica speciosa no manejo fitossanitário de feijoeiro cultivado sob o sistema orgânico

Autores

  • João José Stüpp
  • Paulo Antônio de Souza Gonçalves
  • Mari Inês Carissimi Boff

Palavras-chave:

Agroecologia, Calda bordalesa, Agricultura orgânica, Inseto.

Resumo

A ocorrência de insetos praga é um dos principais fatores que contribuem para o baixo rendimento e a instabilidade da produção de feijão. Nos sistemas orgânicos não é permitido o uso de agrotóxicos para o controle de pragas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito repelente da calda bordalesa e do extrato fresco de adultos de Diabrotica speciosa sobre coleópteros desfolhadores, sobre a incidência de doenças fúngicas, a fitotoxidez por cobre e a produção de grãos em feijoeiro cultivado sob o sistema orgânico. O estudo foi realizado no município de Rio do Sul, SC, nos períodos da safra e da safrinha do ano agrícola 2004/05. Os experimentos foram conduzidos sob o delineamento inteiramente casualizado, com sete tratamentos e quatro repetições constituídas por parcelas de 12 m2, com nove filas de plantas de feijão preto. Os tratamentos constituíram-se de quatro concentrações de calda bordalesa (0,15; 0,30; 0,50 e 1,00%) e duas do extrato fresco de adultos de D. speciosa (800 e 1600 insetos ha-1). Parcelas não tratadas constituíram o tratamento testemunha. As aplicações foram semanais, da fase V2 até a fase V6 das plantas de feijão. A avaliação do número de insetos foi diária utilizando a técnica do pano de solo. A incidência da vaquinha D. speciosa foi de 4,7 e 55,92% sobre o total de coleópteros desfolhadores capturados nos cultivos da safra e safrinha, respectivamente. Os dados obtidos não foram signifi cativos pela análise de variância quando se comparou o efeito dos tratamentos pelo teste de Tukey em nível de 5% de probabilidade. A produção de grãos não variou entre os tratamentos. Tanto a calda bordalesa como o extrato de adultos de D. speciosa não apresentou efeito de repelência sobre as espécies de coleópteros avaliadas. Quando utilizada na concentração de 1,00%, a calda bordalesa causou fitotoxidez em folhas do feijoeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

STÜPP, João José; GONÇALVES, Paulo Antônio de Souza; BOFF, Mari Inês Carissimi. Efeito da calda bordalesa e extrato de adultos de Diabrotica speciosa no manejo fitossanitário de feijoeiro cultivado sob o sistema orgânico. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 11, n. 3, p. 222–229, 2012. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5257. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência de Plantas e Produtos Derivados