Avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Mimosa flocculosa de diferentes colorações submetidas a tratamentos pré-germinativos

Autores

  • Marília Shibata
  • Luciana Magda de Oliveira
  • Luis Gustavo Pavelski

Palavras-chave:

Bracatinga-de-Campo-Mourão, Germinação, Dormência, Qualidade fisiológica.

Resumo

Objetivou-se com este trabalho avaliar a eficiência de tratamentos pré-germinativos na germinação de sementes claras e escuras de Mimosa flocculosa colhidas em anos diferentes (Lotes 1 e 2). O trabalho foi separado em duas etapas: na primeira, as sementes dos dois lotes (sem separação por cor) foram submetidas a tratamentos para superação da dormência (imersão em água fria por 24 horas, imersão em água quente (98°C) por 18 horas, imersão em ácido sulfúrico concentrado por um minuto e por três minutos e sementes intactas (testemunha). E na segunda etapa, as sementes dos dois lotes foram separadas visualmente em duas classes de coloração: sementes claras e sementes escuras, e submetidas ao melhor tratamento de superação de dormência da primeira etapa. Nas duas etapas, as sementes foram desinfestadas com hipoclorito de sódio a 2% por três minutos e semeadas em caixas tipo gerbox sobre papel e colocadas em câmaras de germinação com luz constante, a 25°C. Foram avaliadas a porcentagem e a velocidade de germinação. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro repetições de 25 sementes para cada tratamento, e as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey (p<0,05). A imersão das sementes em ácido sulfúrico por um minuto proporcionou maiores porcentagens e velocidade de germinação para os Lotes 1 e 2. Já para o Lote 2, além desse tratamento, as maiores porcentagens e velocidade de germinação foram obtidas com a imersão em ácido sulfúrico por três minutos. Na segunda etapa, as sementes escuras com imersão em ácido sulfúrico apresentaram maiores porcentagens de germinação 36% e 59%, nos Lotes 1 e 2, respectivamente. Conclui-se que a imersão de sementes em ácido sulfúrico por um minuto e a seleção de sementes escuras são métodos eficientes na promoção da germinação de sementes de Mimosa flocculosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SHIBATA, Marília; OLIVEIRA, Luciana Magda de; PAVELSKI, Luis Gustavo. Avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Mimosa flocculosa de diferentes colorações submetidas a tratamentos pré-germinativos. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 13, n. 1, p. 40–46, 2014. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5172. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência de Plantas e Produtos Derivados

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)