Production and fruit quality of yellow passion fruit from the cultivation of seedlings at different ages

Authors

  • Verônica Andrade dos Santos Universidade Federal de Lavras/UFLA
  • José Darlan Ramos Universidade Federal de Lavras/UFLA
  • Ranieri Reis Laredo Universidade Federal de Lavras/UFLA
  • Fábio Oseias dos Reis Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Edvan Alves Chagas Embrapa/Roraima
  • Moacir Pasqual Universidade Federal de Lavras/UFLA

DOI:

https://doi.org/10.5965/223811711612017033

Keywords:

Passiflora edulis, Management, Alternative cultivation.

Abstract

The factors influencing the final quality of the passion fruit are many, among them the quality of seedlings and the adequate management and farming practices stand out. So, the objective of this work was to evaluate the quality of yellow passion fruit cultivated with seedlings at different ages. For the establishment of the seedlings seeds of the yellow passion fruit cv were utilized. Redondo Amarelo, substrate composed of soil+sand+manure in the ratio of 3:1:1 and plastic bags for up to 8 kg of weight. The experimental design utilized was in randomized blocks (DBC) with five treatments made up of different ages (25, 50, 75, 100 and 125 days, after emergence) with four replications of twelve plants. The variables surveyed were: fresh mass of the fruit (g) longitudinal and transversal diameter of the fruit (mm), fruit shape index, skin thickness (mm), percentage of skin, juice and seed (%), total soluble solids, total titrable acidity and (pH). The use of seedlings aged 100 and 125 days after emergence in yellow passion fruit cultivation showed satisfactory results for all characteristics, deducing feasible to use. The cultivation of yellow passion fruit formed with younger seedlings, compared to other ages obtained a low productivity, lower fruit and less juice yield.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Verônica Andrade dos Santos, Universidade Federal de Lavras/UFLA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido-Mossoró -RN (2006), mestre em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2008). Doutorado em fitotecnia área de produção vegetal (fruticultura) pela Universidade Federal de Lavras- MG (2011), departamento de agricultura. Pós doutorado PNPD/Capes Embrapa/UFRR no período de 2012 a 2015 . Possui experiência na área de Agronomia em propagação de plantas frutíferas tropicais, subtropicais e nativas da Amazônia, sistemas de produção, cultura de tecidos e células vegetais, nutrição e melhoramento de espécies frutíferas tropicais e subtropicai

José Darlan Ramos, Universidade Federal de Lavras/UFLA

Professor TITULAR do quadro de Docentes do Setor de Fruticultura vinculado ao Departamento de Agricultura da UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA. É responsável e colaborador em algumas disciplinas de Graduação e Pós-Graduação. Supervisiona e Orienta alunos de Graduação, Pós-Graduação e Pós-Doutoramento. Atua na pesquisa com Fruticultura enfatizando temas inerentes ao Cultivo da Pitaia, Maracujazeiro e Citricos. Concluiu o curso de DOUTORADO em Agronomia/Fitotecnia em 1994 na UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS-UFLA. O MESTRADO foi concluído em 1990 na UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS-UFLA. Seu título de ENGENHEIRO AGRÔNOMO foi obtido em 1977 no curso de Engenharia Agronômica na UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA-UFV.

Ranieri Reis Laredo, Universidade Federal de Lavras/UFLA

Engenheiro Agrônomo pela (UFRRJ) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010). Mestre pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)-MG, na área de fitotecnia em fruticultura. Atualmente faz doutorado nessa mesma instituição e na mesma área de concentração. Tem experiência na área de produção vegetal, com ênfase em propagação e melhoramento de plantas frutíferas, implantação e tratos culturais de pomares, cultura de tecidos; produção, manejo e tratos culturais em eucalipto, análise e certificação de sementes.

Fábio Oseias dos Reis Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- UFRRJ (2008), com experiência em Produção de Mudas, atuando principalmente nos seguintes temas: aclimatização, citocininas e auxinas. Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) (2011). Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) (2015), onde conduziu trabalhos com Produção Vegetal e Doutorado Sandwíche no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), Avignon, França. Atualmente é Pós- Doutorando no Centro Universitário do Norte do Espírito Santo, Campus da Universidade Federal do Espírito Santo em São Mateus, ES.

Edvan Alves Chagas, Embrapa/Roraima

ng. Agrônomo formado pela Universidade Federal de Pelotas (2001), Mestre em Fitotecnia (Cultura de Tecidos) pela Universidade Federal de Lavras (2003) e Doutor em Produção Vegetal (Fruticultura) pela Universidade Estadual Paulista (FCAV/UNESP) em 2005. Durante o período de 2005 a 2009 foi Pesquisador Científico do Instituto Agronômico (IAC), exercendo inclusive o cargo de Diretor do Centro APTA Frutas/IAC. Desde 2009, integra o quadro de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). É professor permanente do curso de Pós-Graduação em Agronomia da UFRR e do PPG-Bionorte, exercendo a função de Coordenador Estadual do Curso de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte entre 2012 a 2016. Em suas atividades profissionais interage com inúmeros pesquisadores e outros colaboradores de instituições nacionais e do exterior. É revisor AdHoc de vários periódicos científicos no Brasil e Exterior. Foi agraciado com menções honrosas em diversos Congressos e Encontros de Ciência & Tecnologia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fruticultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo, Propagação e Melhoramento de Fruteiras de Clima Temperado, Subtropical e Tropical Nativas da Amazônia e; Aplicações de Técnicas biotecnológicas no melhoramento e produção de fruteiras. Atualmente é Membro Titular do Comitê de Assessoramento em Agronomia do CNPq.

Moacir Pasqual, Universidade Federal de Lavras/UFLA

É professor titular e membro do Conselho Universitário (CUNI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Membro do Grupo Assessor da Diretoria de Programas e Bolsas no Pais/CAPES desde março de 2015. Atua como professor no curso de graduação em Agronomia, orientador de bolsistas de Iniciação Científica e Pós-Graduandos (mestrado e doutorado) dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia e Botânica Aplicada e é supervisor de Pós-Doutorandos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, Melhoramento de Plantas e Cultura de Tecidos Vegetais em espécies frutíferas, olerícolas, ornamentais, oleaginosas e cafeeiro. Possui curso Técnico Agrícola pelo Colégio Agrícola de Camboriú/Universidade Federal de Santa Catarina (1967), graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1971), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1976) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz - Universidade de São Paulo (1985). Foi Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Comunitários e Culturais da UFLA e Membro do Comitê Assessor de Agronomia do CNPq. Foi laureado com o Prêmio Linda Caldas Categoria Senior pela Associação Brasileira de Cultura de Tecidos de Plantas-ABCTP em 2009, com a Comenda Antônio Secundino de São José pelo Governo do Estado de Minas Gerais em 2011 e com o Título de Mérito Universitário em 2013 por ocasião da comemoração aos 50 anos de federalização da UFLA. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da UFLA nos periodos de 1989 à 1990, de 2004 à 2008 e de 2008 à 2012. Foi coordenador da área Ciências Agrárias I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nos períodos de março de 2008 a março de 2011 e de março de 2011 a agosto de 2014. Conta com 40 teses e 54 dissertações defendidas sob sua orientação e supervisor de 17 pós-doutorandos.

Published

2017-03-09

How to Cite

SANTOS, Verônica Andrade dos; RAMOS, José Darlan; LAREDO, Ranieri Reis; SILVA, Fábio Oseias dos Reis; CHAGAS, Edvan Alves; PASQUAL, Moacir. Production and fruit quality of yellow passion fruit from the cultivation of seedlings at different ages. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 16, n. 1, p. 33–40, 2017. DOI: 10.5965/223811711612017033. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/223811711612017033. Acesso em: 2 nov. 2024.

Issue

Section

Research Article - Science of Plants and Derived Products

Most read articles by the same author(s)