Percepção do “DNA” da Marca Hering no Ponto de Venda Físico (Lojas)
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x10202017048Palavras-chave:
DNA de marca, arquitetura comercial, visual merchandisingResumo
Este artigo visa demonstrar a importância e a necessidade de inserir o “DNA de marca” no projeto de arquitetura de interiores comercial. São raros os materiais teóricos nesta área, que abordam a importância de desenvolver projetos de ambientes comerciais mais ajustados com o “DNA da marca”. “DNA” este que é formado por elementos que combinam e se recombinam para expressar diferentes identidades. O objetivo foi demonstrar através da aplicação de um questionário, quais aspectos da atmosfera do ponto de venda, diante da percepção dos usuários – funcionários e consumidores, apresentavam-se mais condizentes ao “DNA de marca” de duas lojas da Cia Hering. Os apontamentos identificaram de forma geral que os usuários percebem o “DNA da marca” no ambiente e no produto, entretanto alguns elementos específicos da atmosfera do ponto de venda apresentaram ressalvas.Downloads
Referências
BAILEY, Sarah; BAKER, Jonathan. Moda e Visual Merchandising. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.
BLESSA, Regina. Merchandising no Ponto de Venda. São Paulo: Atlas, 2008.
BAKER, Julie. The role of the Environment in marketing services: The consumer perspective. The services challenge: Integrating for competitive advantage (pp. 79-84) Associação Americana de marketing.
BARDZIL, James R.; ROSENBERGER III, Philip J. Atmosphere: Does It Provide Central Or Peripheral Cues?", in AP - Asia Pacific Advances in Consumer Research. Russel Belk and Ronald Groves, Provo, UT : Association for Consumer Research. V. 2. P.73 – 79, 1996. Disponível em: < http://www.acrwebsite.org/search/view-conference-proceedings.aspx?Id=11536 >. Acesso em 28 fevereiro de 2015.
BITNER, Mary Jo. Servicescape: The Impact of Physical Surroundings on Customers and Employees. Journal of Marketing. v. 56. p. 57-71, 1992.
CARVALHAL, André. A moda imida a vida: como construir uma marca de moda. São Paulo: Estação das Letras; Rio de Janeiro: Editora Senac, 2014.
COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
GURGEL, Miriam. Projetando espaços – Guia de Arquitetura de Interiores para espaços comerciais. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
GATTO, Stefania del. L´atmosfera del punto vendita quale strumento di differenziazione dell´insegna: uma verifica empírica delgli effeti della variabile olfativa. Anais del Congresso Internazionale Le Tendenze del Marketing.Venezia, 2002.
KOTLER, Philip. Atmospherics as a marketing tool. Journal of Retailing. v. 49, p.48-64, 1973-1974
LOPES, Dayane Alves; GOMEZ, Luiz Salomão Ribas. Os 4 elementos do DNA de marcas: emoção, resiliência, técnica e mercadologia. CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM DESIGN E ARTES GRÁFICAS – CIDAG, 2, 2012, Lisboa. Anais. Lisboa: ISEC, 2012
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, 17(3):621-626, 2012.
MICHAELIS. Dicionário Online. 2016. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/>. Acesso em: 16 outubro 2016.
MORGAN, Tony. Visual Merchandising: Vitrines e interiores comerciais. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2011.
NEILSON, Gary L.; PASTERNACK, Bruce A. Resultados: mantenha o que está certo, corrija o que está errado e obtenha um ótimo desempenho. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
RIES, All ; TROUT, Jack. Posicionamento: a batalha por sua mente. São Paulo: M. Books do Brasil Ltda, 2009
SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9 ed. Porto Alegre: Bookman, 2011
STODIECK, Walter Flores. Brand DNA TOOLKIT: Aplicação do Design em uma metodologia de branding. 2014. Dissertação (Mestrado em Design e Expressão Gráfica) – Programa de Pós Graduação em Design e Expressão Gráfica. Universidade Federal de Santa Cataria. Florianópolis: 2014.
ZORRILLA, Pilar. Nuevas tendencias en merchandising: Generar experiencias para conquistar emociones y fidelizar clientes. Distribuición y Consumo, set-out, 2002, p. 13-20.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Cinthia Ferrari Angeli, Luiz Salomão Ribas Gomez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.