Tendências de moda e posicionamento de marca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x07132014187

Palavras-chave:

tendências merca, posicionamento

Resumo

A inovação é desafio frequente das marcas na atualidade. Empresas investem tempo e dinheiro na busca por informações antecipadas sobre as tendências de mercado. Frente às constantes mudanças do mercado, principalmente do mercado de moda, é desafio para as empresas manterem um posicionamento firme, O presente trabalho tem o objetivo de avaliar o nível de adoção de tendências de moda pela marca 2nd Floor, já consolidada no território nacional brasileiro. O objetivo foi medir qual o grau de volatilidade do posicionamento de uma marca de moda frente às imperativas renovações das tendências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AAKER, D. A.Criando e administrando marcas de sucesso.São Paulo: Futura, 1996.

BALDINI, Massimo. A invenção da moda: as teorias, os estilistas, a história. Lisboa: Edições 70, 2005.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.

BUARQUE DE HOLANDA, A. Novo Dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Editora Nova Fonte, 1999.

CALDAS, Dário. Observatório de sinais:teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2004

CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. 3ª ed. São Paulo: Editora Blucher, 2008.

CHIC.Tendências Primavera Verão São Paulo Fashion Week. Disponível em: < http://chic.ig.com.br/spfw>. Acesso em jan. 2012.

ERNER, Guillaume. Vítimas da moda? Como a criamos e porque a seguimos. Editora Senac: São Paulo, 2006.

ERNER, Guillaume. Sociologie dês tendentes. 2 ed. Presses Universitaires de France, 2009.

GIMENO, José Maria Iváñez. La gestión del diseño en la empresa. Mc Graw Hill. Madrid, 2000.

GODART, Frederic. Sociologia da Moda. São Paulo: Senac, 2010.

HILL, D.Emotionomics:porque o sentimento dos clientes pela sua marca determina o sucesso do seu negócio. Rio de Janeiro: Eselvier, 2009.

INBRANDS. Inbrands.Disponível em: . Acesso em: jan. 2012.

KOTLER, P.Administração de Marketing.4ª ed. São Paulo: Atlas, 1996.

KOTLER, P.; HAYES, T.; BLOOM, P. N.Marketing de serviços profissionais:estratégias inovadoras para impulsionar sua atividade, sua imagem e seus lucros. 2. ed. Barueri/SP: Manole, 2002.

MESQUITA, Cristiane. Moda contemporânea: quatro ou cinco conexões possíveis. 2. reimpr. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2007.

MOZOTA, Brigitte Borja de. Gestão do Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

NEUMEIER, M. O abismo da marca: como construir a ponte entre a estratégia e o design. Porto Alegre: Bookman, 2008.

RAYMOND, M. Tendencias: que son, cómo identificarlas, em qué fijarnos, cómoleerlas. London: Promopress, 2010.

SARQUIS, A.; IKEDA, A. A prática de posicionamento de marcas em agências de comunicação. Revista de Negócios, Blumenau, v. 12, n. 4, outubro/dezembro 2007. pp.55-70

.SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010

Sites

ND FLOOR. 2nd Floor. Disponível em: . Acesso em: jan. 2012.

BLANKSON, C. Some issues about the concept of positioning: an overview. Atlantic Marketing Association Conference, 2001, Portland. Disponível em: <http://www.gvsu.edu/ssb/market/news.htm>. Acesso em: jan. 2012.

EXAME.10 tendências de Moda para o Verão 2012. Disponível em: < http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/moda/noticias/10-tendencias-de-moda-para-o-verao-2012?p=10#link>. Acesso em jan. 2012. 209Ano 7, n.13, Jan-Jun 2014, ISSN 1982-615x

Downloads

Publicado

2014-01-01

Como Citar

QUEIROZ CAMPOS, Amanda Queiroz Campos; GOMEZ, Luiz Salomão Ribas. Tendências de moda e posicionamento de marca. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 7, n. 13, p. 187–209, 2014. DOI: 10.5965/1982615x07132014187. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5125. Acesso em: 6 nov. 2024.