Perspectivas para pensar uma justiça social e epistêmica para e com as infâncias em dissidência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101502024e108

Palavras-chave:

infâncias, crianças em dissidência , pedagogia do teatro, justiça social e epistêmica

Resumo

O presente estudo propõe outras perspectivas para pensar as diferentes infâncias, compreendendo as crianças como atrizes sociais ativas em seus processos identitários e sociais. Em virtude disso, elas são vistas como uma ameaça à cultura adulta, principalmente quando desviam da norma binária. Contudo, as crianças em dissidência encontram brechas em seu cotidiano e nas aulas de teatro para construir saberes e culturas como forma de resistência. Acredita-se, assim, na importância de discutir formas de promover uma justiça social e epistêmica em relação às infâncias e crianças em dissidência a partir do campo das Artes Cênicas e das Pedagogias do Teatro.

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Biografia do Autor

Mateus Fazzioni, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrado em Artes Cênicas pela UDESC. Professor de teatro na Rede Municipal de Educação de Florianópolis.

Diego de Medeiros Pereira , Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrado em Teatro pela UDESC. Licenciatura em Educação Artística – Artes Cênicas pela UDESC. Professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas, Mestrado Profissional em Artes e Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2024-04-28

Como Citar

FAZZIONI, Mateus; PEREIRA , Diego de Medeiros. Perspectivas para pensar uma justiça social e epistêmica para e com as infâncias em dissidência. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 50, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/1414573101502024e108. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25142. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Justiça Epistêmica em Artes Cênicas