Mutações po-éticas das dramaturgias da dança em contextos formativos de Fortaleza/CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0107

Palavras-chave:

dramaturgia da dança, contextos formativos formais, Fortaleza

Resumo

O presente texto desdobra, aprofunda e discute, anotações de processo escritas a quatro mãos ao longo de uma década de trabalho da dupla de autores em componentes curriculares relativos às dramaturgias da dança em contextos de ensino de dança formais da cidade de Fortaleza/CE. Esta escrita tomou o componente curricular obrigatório "Dramaturgias da dança", presente nos quatro contextos formativos que serão aqui tematizados: Graduações em Dança (Licenciatura e Bacharelado) e os Cursos Técnicos em Dança da Escola Porto Iracema das Artes e do Centro Cultural do Bom Jardim. Neste artigo narra-se o trabalho docente realizado, partindo de uma abordagem ético-política no que diz respeito à estética da dança. Uma vez que os fazeres dramatúrgicos pedem leitura e escuta apuradas de contexto, integrou esta escrita, também, a apresentação de pontos da história recente da dança contemporânea cearense, somente aqueles que elucidem, mesmo que brevemente, a sua conjuntura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thereza Cristina Rocha Cardoso, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFCE).

Thiago Mota Torres, Escola Porto Iracema das Artes e do Centro Cultural Bom Jardim

Mestre em Artes e Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Dramaturgista e criador-intérprete em dança contemporânea. Professor dos Cursos Técnicos em Dança da Escola Porto Iracema das Artes e do Centro Cultural Bom Jardim.

Referências

ALENCAR, Jorge. Ética como coreografia performativa. In: Instituto Festival de Dança de Joinville (Org.) Criação, ética, pa..rá..rá.. pá..rá..rá Modos de criação, processos que deságuam em uma reflexão ética. Joinville: Nova letra gráfica e editora, 2012, p.51-56.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. Rio de Janeiro: Pindorama, 1930.

BARDAWIL, Andrea (Org.). Tecido afetivo: por uma dramaturgia do encontro. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2010.

BEHRNDT, Synne K. Dança. Dramaturgia e pensamento dramatúrgico. In: CALDAS,

Paulo.; GADELHA, Ernesto (Org..). Dança e Dramaturgia(s). Fortaleza; São Paulo: Nexos, 2016, p.243-267.

BESSA, Andrei; MOTA, Thiago, ROCHA, Thereza. Memórias forjadas: um documentário dramatúrgico. Revista IAÇÁ: Artes da Cena, v.III, n.2, p.270-283, 2020. Acesso em: 27 jun. 2023.

CALDAS, Paulo.; GADELHA, Ernesto (Org.). Dança e Dramaturgia(s). Fortaleza| São Paulo: Nexos, 2016.

COSTA, Luciano Bendin da. Ainda escrever: 58 combates para uma política do

texto. São Paulo: Lumme Editor, 2017.

CVEJIC, Bojana. O dramaturgista ignorante. In: CALDAS, Paulo.; GADELHA, Ernesto (Org.) Dança e dramaturgia(s). Fortaleza | São Paulo: Nexos, 2016, p. 93-109.

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL DE ARTE E CULTURA BRASILEIRAS. Colégio de Dança do Ceará, 2016. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/instituicao115449/colegio-de-danca-do-ceara. Acesso em: 01 jun. de 2023.

GADELHA, Ernesto. (Re)grad(u)ações em dança: uma experiência. Instituto Festival de Dança de Joinville e Thereza Rocha (Org.) Graduações em Dança no Brasil: o que será que será? Joinville: Nova letra gráfica e editora, 2016, p.68-74.

GIL, José. A imagem nua e as pequenas percepções - Estética e Metafenomenologia. Trad. Miguel Serras Pereira. Lisboa: Marca D`água Editores, 1996.

JAFFE, Noemi. Livro dos começos. São Paulo: Cosac Naify, 2016.

KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Trad. Elizabeth Carbone Baez. Gávea: Revista semestral do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil, Rio de Janeiro: PUC-RJ, n. 1, 1984 (Artigo de 1979), p. 92-93.

LEPECKI, A. Coreo-política e coreo-polícia. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v.13, n.1,2, p.41-60, jan. 2013.

LEPECKI, A. Errância como trabalho: sete notas dispersas sobre dramaturgia da dança. In: CALDAS, Paulo.; GADELHA, Ernesto (Org.), Dança e dramaturgia(s). Fortaleza | São Paulo: Nexos, 2016.p. 63-83.

LEPECKI, A. Planos de composição. In: GREINER, C.; SANTO, C. E; SOBRAL, S. (Org.). Cartografia: Rumos Itaú Cultural Dança 2009-2010. São Paulo: Rumos Itaú Cultural, 2012. p. 13-22.

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro,2012.

MEYER, Sandra. Tessituras em ação. In: BARDAWIL, Andrea (Org.). Tecido afetivo: por uma dramaturgia do encontro. Fortaleza, 2010, p.35-37.

MEYER, Sandra; XAVIER, Jussara. Com + posições = investigações acerca do ato

de compor nas artes. In: Tubo de ensaio: composição [Interseções + invenções]. Florianópolis: Instituto Meyer Filho, 2016.

ROCHA, Thereza. Dramaturgias do corpo: uma terceira margem de sentido. In: BONFATTI, Adriana; RAMOS, Enamar; TAVARES, Joana; MANHÃES, Juliana; KEISERMAN, Nara (org.). Preparação corporal, direção de movimento e coreografia nas Artes da Cena. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2021, p. 165-178.

VENTURA, Zuenir. 1968: o ano que não terminou. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

Publicado

2023-09-19

Como Citar

CARDOSO, Thereza Cristina Rocha; TORRES, Thiago Mota. Mutações po-éticas das dramaturgias da dança em contextos formativos de Fortaleza/CE. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 48, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5965/1414573103482023e0107. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24056. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: As práticas da dramaturgia da dança em contexto