Da técnica como poética: um quiasma de dança a partir de Michel Bernard

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0206

Palavras-chave:

Técnica em dança, Poética da corporeidade, Michel Bernard, Pedagogia em dança

Resumo

O presente artigo é parte inédita da pesquisa de doutorado, em fase de finalização, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, em que se realiza um estudo tradutório para o português da seminal obra De la Création Chorégraphique, de Michel Bernard (2001). O texto integra a Introdução crítica da tese em que são propostas reflexões no intento de enredar as práticas filosófica e pedagógica em dança, a partir do pensamento do filósofo. Investigou costuras conceituais que buscaram colaborar para uma compreensão de técnica em dança imanente aos processos sensório-perceptivos da experiência corporal. As experimentações aqui apresentadas colocaram, em relação, noções fulcrais na obra do autor – corporeidade dançante, orquesalidade e teoria ficcionária da sensação – enquanto território fértil para repensar o ensino de saberes técnicos em dança, tomando-os como uma das imbricadas faces da poética da dança. Pensar a técnica enquanto poética foi o nosso intento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Ana Fernandes de Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Artes do Espetáculo Coreográfico pela Universidade de Paris 8.   Graduada em Artes do Espetáculo Coreográfico pela Universidade de Nice Sophia Antipolis e pela Universidade de Paris 8. É professora dos cursos de Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Thereza Cristina Rocha Cardoso, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF ). Professora dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Dança e do Programa de Pós-graduação em Artes| PPGARTES do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Sylvio de Sousa Gadelha Costa, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) - com estudos complementares no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Departamento de Fundamentos da Educação da FACED-UFC. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia do Instituto de Cultura e Arte (ICA-UFC).  

 

Referências

BERNARD, Michel. Le corps. Paris: Éditions du Seuil, 1995.

BERNARD, Michel. O corpo. Rio de Janeiro: Apicuri, 2016.

BERNARD, Michel. De la création chorégraphique. Pantin: Centre National de la Danse, Coll. Recherches, 2001.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

EHRENZWEIG, Anton. L’ordre caché de l’art. Paris: Gallimard, 1976.

GODARD, Hubert. Gesto e percepção. Tradução: Silvia Soter. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia (org.). Lições de dança. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2003, n. 3, p. 11-35.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, Joseph. Sémiotique: dictionnaire raisonné de la théorie du langage. Paris: Hachette, 1979.

MERLEAU-PONTY, Maurice. [1964] O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2000.

OLIVEIRA, Laura Seidler de. Dancidade: gesto como campo de circulação de forças. Tese de doutorado em Artes Visuais. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

ROCHA, Thereza. Dança | Filosofia: Verso e reverso de um dizer. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 19, p. 071-080, 2012.

Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/3192. Acesso em: 27 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

LIMA, Rosa Ana Fernandes de; CARDOSO, Thereza Cristina Rocha; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Da técnica como poética: um quiasma de dança a partir de Michel Bernard. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5965/1414573101462023e0206. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22978. Acesso em: 21 abr. 2024.