Mutações po-éticas das dramaturgias da dança em contextos formativos de Fortaleza/CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0107

Palavras-chave:

dramaturgia da dança, contextos formativos formais, Fortaleza

Resumo

O presente texto desdobra, aprofunda e discute, anotações de processo escritas a quatro mãos ao longo de uma década de trabalho da dupla de autores em componentes curriculares relativos às dramaturgias da dança em contextos de ensino de dança formais da cidade de Fortaleza/CE. Esta escrita tomou o componente curricular obrigatório "Dramaturgias da dança", presente nos quatro contextos formativos que serão aqui tematizados: Graduações em Dança (Licenciatura e Bacharelado) e os Cursos Técnicos em Dança da Escola Porto Iracema das Artes e do Centro Cultural do Bom Jardim. Neste artigo narra-se o trabalho docente realizado, partindo de uma abordagem ético-política no que diz respeito à estética da dança. Uma vez que os fazeres dramatúrgicos pedem leitura e escuta apuradas de contexto, integrou esta escrita, também, a apresentação de pontos da história recente da dança contemporânea cearense, somente aqueles que elucidem, mesmo que brevemente, a sua conjuntura.

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Biografia do Autor

Thereza Cristina Rocha Cardoso, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFCE).

Thiago Mota Torres, Escola Porto Iracema das Artes e do Centro Cultural Bom Jardim

Mestre em Artes e Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Dramaturgista e criador-intérprete em dança contemporânea. Professor dos Cursos Técnicos em Dança da Escola Porto Iracema das Artes e do Centro Cultural Bom Jardim.

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

CARDOSO, Thereza Cristina Rocha; TORRES, Thiago Mota. Mutações po-éticas das dramaturgias da dança em contextos formativos de Fortaleza/CE. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 48, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5965/1414573103482023e0107. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24056. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: As práticas da dramaturgia da dança em contexto