Um relato de amor com Viewpoints: Ensaiando nosso “ensaiar-se”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0302

Palavras-chave:

Viewpoints, Improvisação, Pedagogia da Experiência., SITI Company, Mary Overlie

Resumo

Este artigo partilha livremente experiências da pesquisadora que pratica e conduz treinamento com Viewpoints no Estúdio Oito Nova Dança em São Paulo. Seu primeiro contato com Viewpoints foi em 1997 no Fall Studio Session realizado pela SITI Company em Nova York. Observa, na sua abordagem, os princípios, fundamentos e pressupostos desta técnica de improvisação e se aventura a compreender sua importância como experiência para a pedagogia e para a reflexão sobre a formação do artista das Artes da Cena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luah Guimarãez

Mestrado em Artes Cênicas – Universidade de São Paulo (USP – 2014). Bacharelado em Artes Cênicas – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 1991)

Referências

BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O livro dos Viewpoints: um guia prático para Viewpoints e composição. Org. e trad. Sandra Meyer e equipe. São Paulo: Perspectiva, 2017.

FABIÃO, Eleonora. Corpo cênico, estado cênico. Contrapontos, v.10, n.3, p.321-326, set.-dez. 2010.

GUIMARÃES ROSA, João. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: José Olympio Editora. 1965 [1956].

LARROSA, Jorge. A Operação Ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. Educação & Realidade, v.29, n.1, p.27-43, 2004.

LIMA, Tatiana Motta. Em busca (e à espreita) de uma pedagogia para o ator. Caderno de Registro Macu (Pesquisa), n.10, p.32-41, 1o semestre 2017.

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: José Olympio, 1977 [1964].

LODI, Fabiano. Direção teatral na perspectiva de Anne Bogart. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/136698.

OVERLIE, Mary. Standing in Space. The Six Viewpoints Theory & Practice. Montana, EUA, 2016.

PERETTA, Eden Silva. Presença e inacabamento: aproximações entre a dança e o pensamento crítico de Paulo Freire. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.3, n.36, p.376-395, nov./dez 2019.

RINALDI, Miriam Goldbaum. Teoria e prática do Viewpoints. 2016. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

SANTOS, Juliana Reis Monteiro dos. Sob a perspectiva do instante: o teatro como lugar de construção de espaço-tempo singular. 2017. Tese (Doutorado) – Instituto de Artes, Campinas, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2017.

ZALTRON, Michele Almeida. Stanislávski e o trabalho do ator sobre si mesmo. São Paulo: Perspectiva: Centro Latino-Americano de Pesquisa Stanislávski (Claps), 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

GUIMARÃEZ, Luah. Um relato de amor com Viewpoints: Ensaiando nosso “ensaiar-se”. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–25, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0302. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20845. Acesso em: 21 nov. 2024.