A performativização do espaço. Comentários sobre a historicidade de conhecimentos e técnicas na construção de espaços cênicos contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200044

Palavras-chave:

História crítica da tecnologia e dos saberes, Dispositivo, Poéticas cibernéticas, Arte e tecnologia

Resumo

A partir de análises de projetos de Edward Gordon Craig, Lois Fuller, David Tudor e Klaus Obermaier, o presente artigo discute os pressupostos discursivos e tecnológicos nas poéticas de uma performativização do espaço. Problematiza as implicações para a agência humana na construção de espaços cênicos que inserem o ser humano de tal maneira nessa dinâmica que a agência dele fica submetida à lógica discursiva dessa construção espacial por meio de uma tecnologia desenfreada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martina Leeker

Doutora e pesquisadora independente. Professora de Teatro e Mídias na Universidade de Bayreuth até 2010, e professora de Ciências das Mídias e Culturas Digitais na Leuphana Universidade de Lüneburg até 2018. Temáticas de pesquisa são sobretudo as relações entre arte e technologia, performatividade e digitalização e teorias críticas das novas mídias.

Stephan Arnulf Baumgärtel, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) do Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Talita Corrêa, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Bolsista de Iniciação Científica (CI) no projeto “Encenação enquanto Instalação” do prof. Dr. Stephan Arnulf Baumgärtel. Atriz, dançarina, pesquisadora e arte-educadora. Graduanda em Teatro – Centro de Artes/UDESC

Referências

CHARLES, Daniel. “The concept of … (here and now).” Sobre a coreografia midiática de Klaus Obermeier, 2010. Disponível em http://www.exile.at/concept/project.html. Acesso em: 05 jun. 2020.

CRAIG, Edward Gordon. über die kunst des theaters. Berlin: Gerhardt Verlag, 1969.

DINKLA, Söke & LEEKER, Martina (eds.). Tanz und Technologie. Auf dem weg zu medialen Inszenierungen. Berlin: Alexander, 2002.

FIRYN, Alexander. Theaterpoesie und Mathematik. Dissertação não publicada, Freie Universität Berlin, Institut für Theaterwissenschaften, sem ano.

GAARD, Bert. Die Rästel der Welt. Gedanken zur Situation der Zeit. 1996. Publicado e disponível em http://www.ingo-tessmann.de/sofie/welt.pdf. Acesso em: 05 jun. 2020.

HAGEN, Wolfgang. “Loie Fuller. The shock of eletricity and the Technological History of Modern Dance or the Overewhelmingness of technology and the Possibilities of Art”. In: DINKLA, Söke & LEEKER, Martina (eds.). Tanz und Technologie. Auf dem weg zu medialen Inszenierungen. Berlin: Alexander, 2002.

HULTBERG, Teddy. “I smile when the sound is singing through the space.” An Interview with David Tudor by Teddy Hultberg, em Dusseldorf, 17/08/1988. Disponível online em http://davidtudor.org/Articles/hultberg.html. Acesso em: 09 nov. 2019.

INNES, Christopher. Edward Gordon Craig – A Vision of Theater. London e New York: Routledge, 1998.

JUDMAYER, Irene. “Jubelstürme im Brucknerhaus”. In: Oberösterreichische Nachrichten, 12.099.2006, disponível em http://www.exile.at/sacre/reviews_de.html. Acesso em: 09 nov. 2019.

OBERMAIER, Klaus. “The concept of … (here and now)”. Sobre a coreografia midiática de Klaus Obermeier, 2010. Disponível em http://www.exile.at/concept/project.html. Acesso em: 05 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2020-09-24

Como Citar

LEEKER, Martina; BAUMGÄRTEL, Stephan Arnulf; CORRÊA, Talita. A performativização do espaço. Comentários sobre a historicidade de conhecimentos e técnicas na construção de espaços cênicos contemporâneos. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–27, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200044. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18207. Acesso em: 22 nov. 2024.