Para uma teoria crítica do teatral: situando a cena expandida da teoria na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0113

Palavras-chave:

teoria teatral, eurocentrismo, teoria situada, táticas reversas

Resumo

Neste texto, discute-se a tese da crise da teoria teatral na contemporaneidade ao passar em revista os pressupostos principais de algumas das perspectivas críticas do Ocidente, em contraponto às contribuições analíticas recentes de novos sujeitos teóricos que situam social e temporalmente as abordagens tidas por “comuns”. Formulam horizontes cognitivos que inscrevem no debate a alteridade de seus corpos e de suas vozes enquanto sujeitos teóricos num território dialeticamente configurado pelas táticas reversas da colonialidade oculta na teoria “tradicional”.

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Biografia do Autor

Stephan Arnulf Baumgartel, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado na Universidad Nacional de Colômbia – Bogotá. Doutorado em Literaturas da Língua Inglesa  pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado  na Ludwig-Maximilians-Universität, LUM, Alemanha. Professor doutor assistente da graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Paulo Maciel, Universidade Federal de Ouro Preto

Pós-doutorado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutorado em Artes Cênicas pela UNIRIO. Mestrado em Artes Cênicos pela UNIRIO. Graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor doutor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

BAUMGARTEL, Stephan Arnulf; MACIEL, Paulo. Para uma teoria crítica do teatral: situando a cena expandida da teoria na contemporaneidade. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0113. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25526. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O que fazer com a teoria teatral?