A performativização do espaço. Comentários sobre a historicidade de conhecimentos e técnicas na construção de espaços cênicos contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731023820200044Palavras-chave:
História crítica da tecnologia e dos saberes, Dispositivo, Poéticas cibernéticas, Arte e tecnologiaResumo
A partir de análises de projetos de Edward Gordon Craig, Lois Fuller, David Tudor e Klaus Obermaier, o presente artigo discute os pressupostos discursivos e tecnológicos nas poéticas de uma performativização do espaço. Problematiza as implicações para a agência humana na construção de espaços cênicos que inserem o ser humano de tal maneira nessa dinâmica que a agência dele fica submetida à lógica discursiva dessa construção espacial por meio de uma tecnologia desenfreada.
Downloads
Referências
CHARLES, Daniel. “The concept of … (here and now).” Sobre a coreografia midiática de Klaus Obermeier, 2010. Disponível em http://www.exile.at/concept/project.html. Acesso em: 05 jun. 2020.
CRAIG, Edward Gordon. über die kunst des theaters. Berlin: Gerhardt Verlag, 1969.
DINKLA, Söke & LEEKER, Martina (eds.). Tanz und Technologie. Auf dem weg zu medialen Inszenierungen. Berlin: Alexander, 2002.
FIRYN, Alexander. Theaterpoesie und Mathematik. Dissertação não publicada, Freie Universität Berlin, Institut für Theaterwissenschaften, sem ano.
GAARD, Bert. Die Rästel der Welt. Gedanken zur Situation der Zeit. 1996. Publicado e disponível em http://www.ingo-tessmann.de/sofie/welt.pdf. Acesso em: 05 jun. 2020.
HAGEN, Wolfgang. “Loie Fuller. The shock of eletricity and the Technological History of Modern Dance or the Overewhelmingness of technology and the Possibilities of Art”. In: DINKLA, Söke & LEEKER, Martina (eds.). Tanz und Technologie. Auf dem weg zu medialen Inszenierungen. Berlin: Alexander, 2002.
HULTBERG, Teddy. “I smile when the sound is singing through the space.” An Interview with David Tudor by Teddy Hultberg, em Dusseldorf, 17/08/1988. Disponível online em http://davidtudor.org/Articles/hultberg.html. Acesso em: 09 nov. 2019.
INNES, Christopher. Edward Gordon Craig – A Vision of Theater. London e New York: Routledge, 1998.
JUDMAYER, Irene. “Jubelstürme im Brucknerhaus”. In: Oberösterreichische Nachrichten, 12.099.2006, disponível em http://www.exile.at/sacre/reviews_de.html. Acesso em: 09 nov. 2019.
OBERMAIER, Klaus. “The concept of … (here and now)”. Sobre a coreografia midiática de Klaus Obermeier, 2010. Disponível em http://www.exile.at/concept/project.html. Acesso em: 05 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)