A Neo-commedia dell´arte ou “A Invenção de uma Tradição”: Carlo Boso e Leo de Berardinis, dois Capocomici Modernos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0701

Palabras clave:

Commedia dell’arte, Arte do Ator, Carlo Boso, Leo de Berardinis, Encenação

Resumen

O presente artigo estuda a Commedia dell’arte no século XX como uma “Tradição inventada”, seguindo a perspectiva dos estudos de Hobsbawm (1983), podendo ser nomeada de Neo-Commedia dell’arte. Para isso são apresentados dois breves estudos de caso dos encenadores Carlo Boso e Leo de Berardinis, com base nas peças Il Falso Magnifico[O Falso Magnífico] eIl retorno di Scaramouche [A Volta de Scaramouche].

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giulia Filacanapa, Paris 8 University

Docente-pesquisadora, diretora e pedagoga especializada em jogo de máscaras. Professora na Universidade de Paris 8, França, é autora deste artigo sobre o renascimento da Commedia dell'Arte no século XX a serviço da criação contemporânea. Nesse contexto, ela criou o termo e ilustrou a noção de Neo-Commedia dell'Arte.  A sua investigação atual centra-se nos usos e funções das máscaras de palco e dos corpos artificiais (robôs, avatares), tanto do ponto de vista teórico e experimental como do ponto de vista dos processos criativos e no dos usos sociais do teatro.

José Ronaldo Faleiro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Prof.  Dr.  Titular no Centro de Artes (CEART) da Universidade do  Estado  de  Santa  Catarina  (UDESC). Membro do Círculo Artístico Teodora. Tradutor de Jacques Copeau.

Paulo Barlardim Borges, Universidade do Estado de Santa Catarina

Prof.  Dr.  Titular atuando na graduação e na  pós-graduação  em  teatro  (PPGT)  do  Centro  de  Artes  (CEART)  da  Universidade  do  Estado  de  Santa  Catarina  (UDESC). Diretor, ator, e cenógrafo da companhia teatral Caixa do Elefante Teatro de Bonecos.

Douglas Kodi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando no programa de pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Diretor, ator, dramaturgo e mascareiro. Participa do grupo Arte da Comédia (Curitiba-PR) e é fundador do Teatro do Alvorecer (Maringá-PR).

Citas

FILACANAPA, Giulia. La néo-commedia dell’arte ou "l’invention d’une tradition": Carlo Boso et Leo de Berardinis, deux capocomici modernes. Langues Néo-latines, [s. l.], v. 109, n. 372, p. 55-68, mar. 2015.

Publicado

2022-12-12

Cómo citar

FILACANAPA, Giulia; FALEIRO, José Ronaldo; BORGES, Paulo Barlardim; KODI, Douglas. A Neo-commedia dell´arte ou “A Invenção de uma Tradição”: Carlo Boso e Leo de Berardinis, dois Capocomici Modernos. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 45, p. 1–18, 2022. DOI: 10.5965/1414573103452022e0701. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23028. Acesso em: 21 nov. 2024.