The Neo-commedia dell'arte or "The invention of a tradition": Carlo Boso and Leo de Berardinis, two modern capocomici

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0701

Keywords:

Commedia dell'arte, Staging, Acting, Carlo Boso, Leo de Berardinis

Abstract

This article presents the Commedia dell’arte in the 20th century as an “Invented Tradition”, following the perspective of the studies by Hobsbawm (1983), and can be named Neo-Commedia dell’arte. For this, two brief case studies are presented, from the plays Il Falso Magnifico [The False Magnificent] (Carlo Boso) (and Il Return di Scaramouche [The Return of Scaramouche] (Leo de Berardinis).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Giulia Filacanapa, Paris 8 University

Docente-pesquisadora, diretora e pedagoga especializada em jogo de máscaras. Professora na Universidade de Paris 8, França, é autora deste artigo sobre o renascimento da Commedia dell'Arte no século XX a serviço da criação contemporânea. Nesse contexto, ela criou o termo e ilustrou a noção de Neo-Commedia dell'Arte.  A sua investigação atual centra-se nos usos e funções das máscaras de palco e dos corpos artificiais (robôs, avatares), tanto do ponto de vista teórico e experimental como do ponto de vista dos processos criativos e no dos usos sociais do teatro.

José Ronaldo Faleiro, Santa Catarina State University

Prof.  Dr.  Titular no Centro de Artes (CEART) da Universidade do  Estado  de  Santa  Catarina  (UDESC). Membro do Círculo Artístico Teodora. Tradutor de Jacques Copeau.

Paulo Barlardim Borges, Santa Catarina State University

Prof.  Dr.  Titular atuando na graduação e na  pós-graduação  em  teatro  (PPGT)  do  Centro  de  Artes  (CEART)  da  Universidade  do  Estado  de  Santa  Catarina  (UDESC). Diretor, ator, e cenógrafo da companhia teatral Caixa do Elefante Teatro de Bonecos.

Douglas Kodi, Santa Catarina State University

Doutorando no programa de pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Diretor, ator, dramaturgo e mascareiro. Participa do grupo Arte da Comédia (Curitiba-PR) e é fundador do Teatro do Alvorecer (Maringá-PR).

References

FILACANAPA, Giulia. La néo-commedia dell’arte ou "l’invention d’une tradition": Carlo Boso et Leo de Berardinis, deux capocomici modernes. Langues Néo-latines, [s. l.], v. 109, n. 372, p. 55-68, mar. 2015.

Published

2022-12-12

How to Cite

FILACANAPA, Giulia; FALEIRO, José Ronaldo; BORGES, Paulo Barlardim; KODI, Douglas. The Neo-commedia dell’arte or "The invention of a tradition": Carlo Boso and Leo de Berardinis, two modern capocomici. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 45, p. 1–18, 2022. DOI: 10.5965/1414573103452022e0701. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23028. Acesso em: 21 nov. 2024.